VIH/SIDA: Profissionais de saúde em Benguela recebem formação

Beneficiários da formação

Para apoiar a resposta nacional ao VIH/SIDA em Angola, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Angola e o Fundo Global de Luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária vão realizar a segunda fase da formação, para profissionais de saúde, sobre a monitorização do tratamento de pacientes em tratamento com antiretrovirais, através da medição da carga viral, e sobre o diagnóstico precoce para crianças expostas.

O treinamento decorre de dia 18 a 22 de Janeiro, em Benguela, e tem como objectivo a diminuição da morbimortalidade na província.

No treinamento está a ser discutida a metodologia para que sejam alcançados os objectivos definidos. Além da exposição teórica, a formação vai permitir uma demostração prática, com exercícios práticos sobre o manuseamento de colheita de amostra de carga viral e sobre o Diagnóstico Precoce Infantil (DPI).

Participam médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos de análises clínicas dos municípios do Balombo, Bocoió, Caimbambo, Cubal, Chongorói, Ganda e Benguela.

O PNUD, em conjunto com o Governo de Angola  e outros parceiros de implementação,  continua a apoiar a resposta nacional ao VIH/SIDA como Principal Receptor das subvenções do Fundo Global disponibilizadas a Angola, contribuindo assim para o objectivo adoptado por Angola de acabar com a SIDA até 2030. Financiam serviços de prevenção, de tratamento do VIH nas crianças, adultos, mulheres gravidas, mulheres adolescentes e jovens e nas populações-chave.

A nível global, o PNUD trabalha com parceiros para apoiar os países a assegurar a continuidade dos serviços de VIH durante a pandemia da COVID-19, através do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre VIH/SIDA, da sua parceria com o Fundo Global, e como líder técnico do quadro das Nações Unidas para a resposta social e económica imediata à COVID-19.