Cooperativa das Mulheres Empreendedoras do Talatona "Juntas, somos mais fortes!"

Partilho convosco a alegria de termos a nossa cooperativa legalizada, referiu enquanto mostrava o documento a equipa e comunicação do PNUD em Angola. ©PNUD Angola,2021

Sabina Julieta é a Presidente da Cooperativa das Mulheres Empreendedoras do Município de Talatona, fundada pela senhora Ernestina Bonguela, na altura funcionária da Administração do Município de Talatona, Secção da Ação Social, Família e Igualdade de Género

A Presidente da Cooperativa das Mulheres Empreendedoras do Município do Talatona (COMETA), Sabina Julieta, é um grande exemplo de Mulher Influenciadora que ajuda  meninas, jovens e mulheres a conquistar a liberdade profissional e financeira, além de fazer o que elas  realmente amam.

Cooperativa das Mulheres Empreendedoras do Talatona "Juntas, somos mais fortes!"

Sabina Julieta, faz parte de um grupo de 125 Mulheres e 51 homens, que beneficiaram de uma formação sobre a criação de Cooperativas, sob o lema “Cooperar é Vencer!”, promovida pelo Ministério da Ação Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da FAO em Angola.

Desenvolveu   habilidades de liderança na PROMAICA - Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica, durante 10 anos consecutivos no campo de formação e empoderamento da Mulher.

‘’De uma conversa, nasceu um projecto,  que dele começamos a desenvolver o plano porque houve a necessidade de se criar uma cooperativa onde as Mulheres poderiam  ser empoderadas’’, disse Sabina.

Alunas durante a aula de arte e costura. ©PNUD Angola,2021

Maria Bernadeth Gaspar, contribui com o seu saber no empoderamento das Mulheres do Município de Belas, no ensino de artes e ofícios, corte e costura e artesanato

‘’Tem sido gratificante ver as mulheres a aprender. Além de ensinar, também aprendemos porque cada uma delas apresenta uma ideia diferente e melhor. Vêm com entusiasmo de apreender, mas também trazem algo na bagagem para nos ensinar, então isto tem sido muito gratificante. Temos uma boa comunicação e reciprocidade em dar e receber, é muito gratificante’’, disse Maria Bernadeth.

Maria Bernadete Gaspar, reciclando o esferovite para a produção de peças artesanais. ©PNUD Angola,2021

 

Neste Março Mulher, como  líder da cooperativa COMETA reitero que é possível cooperar, cooperar é vencer. Vale apena ser Mulher, ser Mulher é cooperar, e cooperar é vencer as barreiras a nível mundial.

Juntas, somos mais fortes!

Viva o 08 de Março