Reforçar a Acção Voluntária para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em Angola

© PNUD Angola

O Coordenador Executivo Adjunto do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV), Sr. Toily Kurbanov, inicia sua visita a Angola. Durante esta missão, ele será acompanhado pela Sra. Sarah Anyoti, Gestora Regional de Portfólio do Escritório para a África Oriental e Austral. Esta missão visa aumentar o reconhecimento das contribuições dos voluntários para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para o Representante Residente do PNUD em Angola, Henrik Fredborg Larsen “O Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) é um dos nossos programas pelas quais me orgulho particularmente. Apoia os esforços nacionais de voluntariado, essenciais para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, e os UNVs nacionais e internacionais estão a fazer uma grande diferença em Angola e em todo mundo. Para o PNUD em Angola, os UNVs têm sido um elemento essencial de oportunidade para jovens no nosso escritório, impulsionando o PNUD “NextGen”. Espero que mais e mais pessoas com conhecimentos exclusivos de todo o mundo se dediquem voluntariamente para ajudar a alcançar os ODS” frisou.

“À medida que Angola passa para o status de país de renda média, o voluntariado desempenha um papel crítico para o aumento do acesso aos serviços básicos e para que o crescimento seja mais equitativo. Em colaboração com os parceiros da ONU em Angola, podemos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável envolvendo mais voluntários e cumprindo o Plano Nacional de Desenvolvimento”, disse Kurbanov, no início da missão.

De acordo com os resultados da pesquisa do Programa de Voluntários das Nações Unidas, até mil milhões de pessoas em todo o mundo estão envolvidas em alguma forma de voluntariado, e muitas mais estão dispostas a fazê-lo, se tiverem as oportunidades. O Programa de Voluntários das Nações Unidas trabalha com parceiros para integrar Voluntários da ONU qualificados e altamente motivados na promoção do desenvolvimento global. Em 2019, o Programa de Voluntários das Nações Unidas integrou 1831 Voluntários da ONU em 23 países da região leste e sul da África.

O número de voluntários da ONU que apoiam agências da ONU e o governo de Angola tem aumentado constantemente. Os voluntários ocupam várias funções, contribuindo  para a implementação do Plano de Desenvolvimento Nacional de Angola (PDN 2018-2022). Eles trabalham, principalmente, na gestão de projectos e programas, operações e administração, desenvolvimento comunitário, protecção de grupos vulneráveis, pesquisa e comunicação. Um total de 11 Voluntários Nacionais da ONU e 12 Voluntários Internacionais da ONU serviu em Angola, só em 2019. Em contraste, apenas 4 nacionais angolanos serviram como Voluntários da ONU fora do país.

Durante sua visita, o Coordenador Executivo Adjunto da UNV irá encontrar-se com parceiros da ONU em Angola, para incentivar o apoio contínuo e a parceria no voluntariado em Angola. Ele também se irá encontrar com Voluntários da ONU no país, para avaliar suas contribuições para a paz e o desenvolvimento em vários programas da ONU.

Notas para os editores:

Para mais informações e entrevistas, entre em contato com:

Cláudia Fernandes, Analista de Comunicação e RBM, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Angola  claudia.fernandes@undp.org - 917620923

Ana Ernesto, Assistente de Comunicação, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Angola  ana.ernesto@undp.org  -  945657552

Kevin Ochieng, Associado de Comunicação, Programa de Voluntários das Nações Unidas, kevin.ochieng@unv.org   

Sobre o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV)

O Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) contribui para a paz e o desenvolvimento através do voluntariado em todo o mundo. Trabalhamos com parceiros para integrar Voluntários da ONU qualificados e altamente motivados no desenvolvimento e promovemos o valor e o reconhecimento global do voluntariado.

Para mais informações, acesse: www.unv.org e siga-nos no Twitter @UNV_ESARO e no Facebook na UNVESARO