Produção de carvão sustentável discutida em Luanda

“Agora sabemos que sempre que cortamos as árvores, devemos plantar outra para manter nossa produção sustentável”, disse Maria Ayondela, em frente, comuna de Capato. © PNUD Angola

Enfrentar os desafios associados à indústria de produção do carvão vegetal tornou-se uma prioridade para Angola, baseando-se na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável como modelo para o desenvolvimento inclusivo. Assim, o governo, através do Ministério do Ambiente coadjuvado  pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal, Universidade de Córdoba, em Espanha, Universidade José Eduardo dos Santos no Huambo e as organizações da sociedade civil, têm uma “relevante estratégica para o país e o mundo” e estão a implementar medidas para apoiar as comunidades rurais a manter seus meios de subsistência e recursos naturais de forma sustentável a luz da legislação e políticas nacionais.

Neste contexto, teve lugar na passada quinta-feira em Luanda, a apresentação do ponto de situação do projecto de “Promoção do Carvão Vegetal Sustentável em Angola através de uma abordagem da cadeia de valor”, iniciado em 2017, e as perspectivas para o futuro, sob égide do Ministério do Ambiente com o apoio do PNUD em Angola, na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas.

Na sua intervenção, o Representante Residente do Programa das Nacoes Unidas para Desenvolvimento (PNUD), Henrik Fredborg Larsen, frisou que “ Para as Nações Unidas, o Projecto Carvão se encaixa nos esforços nacionais e internacionais de limitar o aquecimento global para menos de 1,5 graus. Mas o que está em questão neste projecto não é somente a conservação das florestas e a protecção do nosso clima global, mas também a renda dos homens e das mulheres que vivem da produção e do comercio do carvão vegetal, muitas vezes sem alternativas viáveis, acrescentou”.

Durante o eveto, foram também partilhados exemplos de boas práticas na produção de carvão sustentável em Moçambique e como os fogareiros eficientes e a briquetagem podem reduzir a emissão de gases de efeito estufa em Angola.

O projecto de produção de carvão sustentável do Ministério do Ambiente em colaboração com o PNUD Angola e o Fundo Global para o Ambiente, visa preservar as florestas e mitigar as emissões de gases poluentes, gerando, ao mesmo tempo, empregos e desenvolvimento das comunidades locais.

A sessão de trabalho contou com a presença dos principais parceiros envolvidos e de especialistas internacionais do Fundo Nacional do Desenvolvimento Sustentável de Moçambique e da Green Domus.

Visite o blog sobre as accções desenvolvidas pelo Ministério do Ambiente, PNUD e outros parceiros nas comunidades rurais do sul de Angola