PNUD entrega 70 mil testes rápidos de COVID-19 ao Ministério da Saúde

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, através da linha de financiamento disponibilizada pelo Fundo Global de luta contra VIH/SIDA, Tuberculose e Malária, no seu Mecanismo de Resposta à COVID-19 denominada C19RM, recebeu no início deste mês testes rápidos de antigénio para a COVID-19 que serão entregues ao Ministério da Saúde para apoiar a resposta à pandemia. Foram recebidos 3050 kits PANBIO COVID-19 AG RAPID TEST (Abbott) o que equivale a 76.250 testes rápidos prontos para serem usados.

Como líder técnico no quadro das Nações Unidas para a resposta social e económica imediata à COVID-19, o PNUD continua a apoiar os esforços do Governo de Angola para limitar a propagação do COVID-19 e minimizar as consequências socioeconómicas da COVID-19, bem como na abordagem de questões críticas do sistema de saúde que conduzem à melhoria da resiliência e da preparação e resposta a curto, médio e a longo prazo,

Por sua vez, o Representante Residente do PNUD, Edo Stork, frisou que “trata-se de mais um momento crucial para o país, o culminar de vários esforços liderados pelo Governo de Angola para travar e prevenir a disseminação da pandemia e salvar vidas. Saudamos o Ministério da Saúde, pelo empenho e a todos os parceiros na sua missão contra a COVID-19. O PNUD reitera o seu compromisso em continuar apoiar a campanha de testagem a par das outras medidas de saúde e socioeconómicas já em curso, pois só juntos poderemos conseguir recuperar desta crise e alcançar o desenvolvimento sustentável, não deixando ninguém para trás”.

Como Principal Receptor das subvenções do Fundo Global disponibilizadas a Angola, o PNUD trabalha em estreita colaboração com o Governo de Angola, bem como outros parceiros para ajudar a assegurar a continuidade dos serviços de VIH, Tuberculose e Malária durante a pandemia da COVID-19.

Além disso, presta assistência técnica ao Governo Provincial de Luanda no âmbito da Estratégia para o Envolvimento Comunitário no combate à COVID-19 que foi desenhada e que está a ser implementada nos 9 Municípios da província em colaboração com o Ministério da Saúde, nas vertentes da divulgação de informações de modo oportuno, da monitorização do acesso e da qualidade da prestação de serviços e na redução do estigma e a discriminação das comunidades vulneráveis.