No Dia Internacional da Juventude, secretário-geral lembra que pessoas entre 15 e 24 anos estão na linha de frente da batalha por um futuro melhor para todos; ONU destaca potencial do grupo de contribuir com soluções para sistemas alimentares sustentáveis. 

O Dia Internacional da Juventude é celebrado neste 12 de agosto, focando na transformação dos sistemas alimentares e em como a inovação dos jovens pode contribuir para um planeta mais saudável. 

O secretário-geral da ONU gravou um vídeo para comemorar o dia, onde afirma que os “jovens estão na linha de frente da batalha pela construção de um futuro melhor para todos”. 

Soluções para o Planeta  

António Guterres explica que neste ano, a data foca em soluções criadas por jovens inovadores para resolver desafios do sistema alimentar. 

Segundo ele, as pessoas entre 15 e 24 anos estão contribuindo para o combate a desigualdades na segurança alimentar, perdas da biodiversidade e ameaças ao meio ambiente.  

No Dia Internacional da Juventude, jovem portuguesa explica como contribui para mundo mais saudável

Exemplo em Portugal  

A portuguesa Maria Feio, de 23 anos, é um exemplo entre os jovens que decidiram agir em prol do planeta. De Lisboa, ela contou à ONU News quais ações podem fazer toda a diferença se forem aplicadas em larga escala.  

"Quando uma embalagem antiga acaba, adoro ir procurar qual é a solução mais sustentável, qual é a marca mais responsável. Quando não é possível que seja a granel ou sólido, eu procuro sempre ver o impacto que as marcas têm, o que elas procuram fazer para reduzir o impacto. Em termos de transportes, nos últimos meses eu vivi em Amsterdã e por isso habituei-me a deslocar-me de bicicleta todos os dias. E por último, a alimentação. Acho muito importante reduzirmos o consumo de carne e de peixe. A alimentação vegetariana é boa para nós. Fui completamente vegetariana no meu último mês em Amsterdã." 

Maria Feio é formada em Marketing, está se especializando em Gestão e foi para a Holanda trabalhar com produção têxtil sustentável. Em Portugal, ela criou uma linha de produtos ecológicos para o lar. 

Força e Criatividade  

Características como “força, criatividade e compromisso” dos jovens estão sendo celebradas pelo chefe das Nações Unidas. António Guterres lembra, no entanto, que o grupo não pode fazer tudo sozinho e precisa de aliados para garantir que esteja sendo compreendido e incluído.   

A Estratégia Jovem das Nações Unidas, batizada de Youth2030, está ampliando a atuação com jovens em nível global.  

Guterres incentiva a todos que garantam espaço ao grupo na construção de um “mundo inclusivo, justo e sustentável”.  

Icon of SDG 01

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Angola 
Ir a PNUD Global

A

Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Equador Eritréia Escritório do Pacífico Essuatíni Etiópia

F

Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Macedônia do Norte Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue