Posted on 28 de Janeiro de 2021
Governo lança Programa de Estágios Profissionais para os Jovens

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) apresentou esta quarta-feira o “Programa de Estágios Profissionais”. Este programa, apresentado pelo Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Dr. Pedro Filipe, visa criar oportunidades para a geração de emprego, ao permitir que a formação académica e profissional dos jovens continue num contexto real de trabalho.
o Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Socialfrisou que “uma das grandes vantagens do programa de estágios é a iniciação da inserção dos jovens no mercado de emprego”. “Acreditamos piamente que muitos dos estagiários têm oportunidade de se converterem em funcionários”, acrescentou o Dr. Pedro Filipe.
Na cerimónia de apresentação, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apresentou as principais conclusões do estudo “O Papel do Desenvolvimento das Competências Profissionais na Promoção do Emprego”.. O PNUD reforçou que o desenvolvimento de competências é essencial para promover a diversificação da economia e bem como a transição da economia para a formalidade, mas isso deve necessariamente considerar a igualdade de género e o empoderamento das mulheres e raparigas
Em nome do PNUD, o Dr. Lorenzo Mancini, economista da organização, falou sobre a experiência piloto de colocar 50 jovens a fazerem estágios profissionais na Huíla, após concluírem uma formação no Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP), no âmbito do projecto “Saber Fazer”. Com base nos resultados positivos da experiência piloto e com o apoio do Governo da Turquia, o projecto vai garantir estágios profissionais para mais 100 jovens rapazes e raparigas da província.
Lorenzo Mancini apresentou ainda o projecto “Reforço do Desenvolvimento de Competências e a Criação de Emprego para a Juventude em Angola”, que conta com um financiamento da Embaixada Real da Noruega em Luanda e será implementado numa parceria conjunta entre o PNUD e o UNICEF, sob liderança do MAPTSS e em estreita coordenação com o Ministério da Educação.
O projecto referido vai ainda promover a igualdade de género, a educação e a participação de adolescentes e mulheres e vai beneficiar, de forma directa, 600 jovens com bolsas de formação técnicas e estágios profissionais, com o envolvimento do INEFOP e parceiros sociais do município do Cazenga.
Como exemplo de como os programas de estágios profissionais podem incentivar os jovens a optar pelo empreendedorismo e contribuir a derrubar preconceitos de género, o PNUD partilhou a história pessoal da Ana Firmino, uma jovem de 24 anos que se formou no INEFOP e fez um estágio profissional em mecânica com apoio do PNUD, sendo a única mulher da sua turma. Assista às entrevistas com os beneficiários do projecto: https://www.youtube.com/watch?v=vqUgEL92HUg&t=25s