Governo e Nações Unidas assinam Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável

© PNUD Angola

A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Governo de Angola assinaram esta sexta-feira o Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (UNSDCF) para o período 2020-2022, numa cerimónia que contou com a presença de ministros e altos representantes do Governo e das agências da ONU em Angola.

O Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, foi assinado pelo Ministro da Economia e Planeamento, Dr. Sérgio de Sousa Santos, em representação do Governo, pelo Coordenador Residente das Nações Unidas em Angola, Paolo Balladelli, bem como pelos líderes das agências das Nações Unidas, incluído o Representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, Henrik Fredborg Larsen.

O documento foi elaborado conjuntamente pelo Governo e pelo Sistema das Nações Unidas, sob a coordenação do Ministério da Economia e Planeamento e estabelece em que moldes o Sistema da ONU irá apoiar o Governo a atingir as metas globais da Agenda 2030 e os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e quais serão as prioridades para ambas as partes durante os próximos dois anos.

“O Governo de angola aqui reafirma a sua grande preocupação e empenho com os 5 P’s dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: com as Pessoas, com o Planeta, com a Prosperidade, com a Paz e com as Parcerias”, afirmou o Ministro da Economia e Planeamento, Dr. Sérgio de Sousa Santos, no seu discurso, realçando, de seguida, “três objectivos muito concretos”.

“Queremos que este quadro de cooperação nos auxilie a vencer os desafios que temos com as pessoas, pois garantir a coesão social em Angola é muito importante, que nos ajude a defender a sustentabilidade ambiental, a nossa preocupação com o planeta, e queremos que seja um quadro de cooperação que nos garanta a prosperidade, ou seja, o crescimento económico”, explicou o Dr. Sérgio de Sousa Santos.

As metas acordadas estão alinhadas com o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022 e vão exigir um grande esforço de coordenação a nível político, estratégico e técnico dos funcionários e membros do Governo, Nações Unidas, sociedade civil, sector privado e outros parceiros de desenvolvimento.

“Com esta assinatura declaramos o nosso compromisso para materializar uma Angola desenvolvida, sem pobres, sem iletrados, sem desnutridos, com uma economia dinâmica e activa, com uma população com bem-estar, com jovens empoderados no seus direitos e nas suas obrigações e com acesso a emprego, com mulheres respeitadas, empoderadas e com crianças educadas, saudáveis e nutridas”, disse o Coordenador Residente das Nações Unidas em Angola, Paolo Balladelli, no seu discurso. “Um país onde não existam desigualdades e onde há democracia e estabilidade, fruto da presença de instituições fortes que defendem os direitos humanos com uma boa governação”, continuou.

“Para realizar estas metas”, continuou o Coordenador Residente da ONU, é preciso “avançar de forma focada, estratégica e operacional”. “Podemos fazer esse caminho juntos”, concluiu Paolo Balladelli.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que é agência líder do desenvolvimento e está presente em Angola desde 1977, irá contribuir para o presente quadro de cooperação com o Governo, promovendo o empoderamento dos jovens e das mulheres, a resiliência ambiental, a boa governação e o combate à pobreza, com o objetivo de “não deixar ninguém para trás”.

Clique aqui para baixar o Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável em Português e Inglês