Os desafios de hoje não são os mesmos do passado e, por isso, as soluções de hoje também devem ser diferentes. Com base nesta premissa, os escritórios do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) juntaram-se à Fábrica de Startups, maior hub de inovação do Rio de Janeiro, Brasil, para criar o Programa de Inovação e-Voluir. Em Angola, este  programa online está a ser coordenado pelo Laboratório de Aceleração do PNUD, com apoio do hub angolano de  inovação Disruption Lab.

O objectivo é seleccionar mentes criativas, em cada um dos cinco países dos PALOP, que, com o apoio de empreendedores e mentores experientes, irão criar startups com soluções para o presente e o futuro, em duas áreas: 1) e-Governança e Transformação Digital, e 2) Trabalho e Economia.

Os participantes terão de ser inovadores, perspicazes e usar as novas tecnologias para responder aos maiores problemas que enfrentamos nestas duas áreas, principalmente no actual contexto da pandemia da COVID-19.

Na área de e-Governança e Transformação Digital, espera-se que os participantes tragam soluções práticas, inovadoras e adaptadas ao contexto local para melhorar a provisão de serviços públicos básicos, a eficiência e a eficácia do sector público, e para aproximar os cidadãos, o sector privado, a sociedade civil e o governo.

Já na área de Trabalho e Economia, os participantes terão de pensar em soluções para os trabalhadores formais e informais, com foco na recuperação socioeconómica do país onde vivem, mas também no empoderamento da juventude e das mulheres.

As propostas apresentadas pelos participantes terão de provocar um impacto positivo nos países onde actuam, mas terão igualmente de se enquadrar no mercado, para que as startups sejam economicamente viáveis para a sua materialização. Para apoiar esta missão, o programa e-Voluir conta com mentores com currículos e experiência notáveis, pré-dispostos a acompanhar o processo de criação e desenvolvimento das ideias dos participantes, guiando-os para os melhores caminhos.

Por outra, para além da mentoria, os participantes do e-Voluir poderão participar dos workshops sobre design thinking e metodologias de inovação, bem como também manter o contacto directo com outras startups, empresas e investidores locais e estrangeiros .

A participação no e-Voluir é totalmente gratuita e o programa será desenvolvido num ambiente totalmente online. As inscrições encerram no dia 7 de Fevereiro 2021 e os primeiros contactos entre os participantes e os mentores irá ocorrer na semana da ideação, a partir do dia 22 de Fevereiro 2021.

 Todos os interessados podem inscrever-se através do site:  https://inscricoes.fabricadestartups.com.br/e-voluir-pnud/?fbclid=IwAR3egYwdzfDN5agXzYg9bQRvyreGB9tEmpjToVs5SyLeSDQlfWcl-IU8omA

 

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Angola 
Ir a PNUD Global

A

Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Equador Eritréia Escritório do Pacífico Essuatíni Etiópia

F

Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Macedônia do Norte Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue