Dia Mundial do Ambiente: Reimagine. Recrie. Restaure.

PNUD Angola

Há muito tempo que temos vindo a explorar e a destruir os ecossistemas do nosso planeta. A cada três segundos, o mundo perde floresta suficiente para cobrir um campo de futebol e ao longo do último século temos  destruído metade das nossas terras húmidas. Até 50 % dos nossos recifes de coral já foram perdidos e até 90 % dos recifes de coral podem ser perdidos até 2050, mesmo que o aquecimento global se limite a um aumento de 1,5°C.

A perda do ecossistema está a privar o mundo de sumidouros de carbono, como florestas e turfeiras, numa altura em que a humanidade menos pode pagar por isso. As emissões globais de gases com efeito estufa têm crescido durante três anos consecutivos e o planeta é um ritmo para uma mudança climática potencialmente catastrófica.

A emergência da COVID-19 também mostrou quão desastrosas podem ser as consequências da perda de ecossistemas. Ao reduzir a área de habitat natural para os animais, criámos condições ideais para a propagação de agentes patogénicos - incluindo os coronavírus.

Com este grande e desafiante quadro, o Dia Mundial do Ambiente está centrado na restauração do ecossistema e o seu tema é "Reimagine". Recriar.Restaurar".

A restauração do ecossistema significa prevenir, deter e reverter estes danos - passar da exploração da natureza à sua cura. Este Dia Mundial do Ambiente dará início à Década da Restauração do Ecossistema da ONU (2021-2030), uma missão global para reavivar milhares de milhões de hectares, das florestas às terras agrícolas, do topo das montanhas à profundidade do mar.

Só com ecossistemas saudáveis poderemos melhorar a subsistência das pessoas, contrariar as alterações climáticas e impedir o colapso da biodiversidade.

PNUD Angola

Guia de Restauração do Ecossistema

O PNUA publicou um guia prático para a restauração de ecossistemas que fornece uma introdução ao leque de acções que podem retardar e deter a degradação dos ecossistemas e promover a sua recuperação.

Investir em ecossistemas é investir no nosso futuro

O Dia Mundial do Ambiente 2021, que este ano conta com o Paquistão como país anfitrião para as suas celebrações oficiais, apela a uma acção urgente para reavivar os nossos ecossistemas danificados.

Desde florestas a turfeiras e costas, todos nós dependemos de ecossistemas saudáveis para a nossa sobrevivência. Ecossistemas são definidos como a interacção entre organismos vivos - plantas, animais, pessoas - com os seus arredores. Isto inclui a natureza, mas também sistemas feitos pelo homem, tais como cidades ou quintas.

A restauração de ecossistemas é um empreendimento global a uma escala maciça. Significa reparar milhares de milhões de hectares de terra - uma área maior do que a China ou os EUA - para que as pessoas tenham acesso a alimentos, água limpa e empregos.

Significa trazer de volta plantas e animais à beira da extinção, desde os picos das montanhas até às profundezas do mar.

Mas inclui também as muitas pequenas acções que todos podem realizar, todos os dias: plantar árvores, tornar as nossas cidades mais verdes, reconstruir os nossos jardins ou limpar o lixo ao longo dos rios e das costas.

A restauração de ecossistemas traz benefícios substanciais para as pessoas. Por cada dólar investido na restauração, podem esperar-se pelo menos sete a trinta dólares de retorno para a sociedade. A restauração também cria empregos nas zonas rurais onde são mais necessários.

Alguns países já investiram na restauração como parte das suas estratégias de retorno da COVID-19. Outros estão a recorrer à restauração para os ajudar a adaptarem-se a um clima que já está a mudar.

--- Article text goes here ---