Dia Internacional da Mulher - 8 de Março de 2021. Tema: 'Mulheres na liderança: Alcançar um futuro igual num mundo COVID-19"

Ilustração: PNUD/Paru Ramesh

O Dia Internacional da Mulher deste ano é como nenhum outro. À medida que os países e as comunidades começam a recuperar lentamente de uma pandemia devastadora, temos a oportunidade de finalmente acabar com a exclusão e marginalização de mulheres e raparigas. Mas para o fazermos, precisamos de acção imediata. As mulheres devem ter a oportunidade de desempenhar um papel pleno na formação das decisões cruciais que estão a ser tomadas neste momento, à medida que os países respondem e recuperam da pandemia COVID-19 - escolhas que afectarão o bem-estar das pessoas e do planeta para as gerações vindouras.

Para tal, temos de derrubar as barreiras históricas, culturais e socioeconómicas profundamente enraizadas que impedem as mulheres de ocupar o seu lugar à mesa de decisão para garantir que os recursos e o poder sejam distribuídos de forma mais equitativa. Por exemplo, em todo o mundo, as mulheres continuam concentradas nos empregos mais mal remunerados, muitos deles em formas de emprego extremamente vulneráveis. É quase duas vezes mais provável que as mulheres percam os seus empregos durante a crise da COVID-19. De facto, a pandemia irá aumentar dramaticamente a taxa de pobreza das mulheres e alargar o fosso entre homens e mulheres que vivem na pobreza. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está a trabalhar com países de todo o mundo para combater estas desigualdades. O nosso novo documento de políticas de abertura de olhos explora como um Rendimento Básico Temporário para as mulheres nos países em desenvolvimento poderia fornecer parte da solução. O PNUD argumenta que um investimento mensal compensador de 0,07 por cento do PIB dos países em desenvolvimento poderia ajudar 613 milhões de mulheres em idade activa que vivem na pobreza a absorver o choque da pandemia. Contribuiria também para a segurança económica e independência que é necessária para que as mulheres se envolvam mais profundamente nas decisões que poderiam mudar o seu futuro.

Apesar das barreiras, as mulheres, especialmente as jovens, estão na vanguarda de movimentos diversos e inclusivos para a mudança social -- online e nas ruas. Isto inclui o seu papel de liderança de acções  de combate às as alterações climáticas, na luta por uma economia verde e na promoção dos direitos das mulheres. E sabemos que uma liderança e representação mais inclusiva conduz a democracias mais fortes, melhor governação, e sociedades mais pacíficas. Veja-se, por exemplo, a investigação da UN Women, que demonstra que o envolvimento das mulheres nos processos de paz é susceptível de fazer com que os acordos de paz durem muito mais tempo. No entanto, não estamos a avançar suficientemente depressa. Ao ritmo actual de progresso, a igualdade de género entre os Chefes de Governo, por exemplo, levará mais 130 anos. Para perturbar o status quo, o PNUD está a trabalhar para ampliar as vozes das mulheres e promover a sua participação e liderança nas instituições públicas, nos parlamentos, no sistema judicial e no sector privado. Com o nosso apoio, cerca de 180 medidas diferentes - desde quotas eleitorais a políticas empresariais inteligentes em termos de género - foram postas em prática por países de todo o mundo em 2019. E o documento COVID-19 Global Gender Response Tracker do PNUD e das Mulheres das Nações Unidas está a ajudar os governos a identificar e colmatar lacunas na sua resposta à pandemia - desde formas de abordar a violência baseada no género até à forma de redistribuir o trabalho de cuidados não remunerados.

Para melhor avançar a partir da crise da COVID-19, e para colocar os Objectivos Globais de novo no bom caminho, não podemos simplesmente regressar ao mundo que tínhamos antes. Temos de fazer as coisas de forma diferente. Isso significa quebrar as barreiras que retêm as mulheres e as raparigas. O Dia Internacional da Mulher deste ano é um grito de mobilização em prol da Igualdade entre as Gerações. É tempo de finalmente aproveitar plenamente o poder da liderança feminina para realizar um futuro mais igual, mais inclusivo e mais sustentável.

Declaração de  Achim Steiner, Administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

FIM