COVID-19: PNUD pede acção imediata para combater a violência contra as mulheres e meninas durante a pandemia

Os impactos da COVID-19 nas mulheres e meninas incluem taxas elevadas de violência doméstica ou por parceiro íntimo, enquanto o confinamento e o isolamento social podem ser particularmente difíceis para as sobreviventes que já podem ser economicamente dependentes dos seus agressores

Nova York, 22 Maio 2020 - Os governos de todo o mundo devem agir com urgência para prevenir e combater as crescentes taxas de violência contra  as mulheres e meninas durante a crise da COVID-19, adotando medidas mais fortes, como designar abrigos e linhas direitas como serviços de emergência e apoio a polícia e o sector da  justiça, destacou o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

De acordo com as  orientações do PNUD, a Violência do Gênero e COVID-19, também recomendam o desenvolvimento de novos protocolos para fornecer apoio  através das plataformas telefônicas ou on-line, expandindo  assim os serviços de resposta imediata para salvar vidas e garantir a adoção de medidas para evitar a discriminação de gênero, a violência baseada em todos os planos e orçamentos de resposta ao COVID-19.

"Agora, mais do que nunca, é necessário enviar uma forte mensagem de que a violência não será tolerada, quem a praticar será levado à justiça e os sobreviventes serão ouvidos e apoiados", disse Raquel Lagunas, Diretora Interina da Unidade de Gênero do PNUD.

Os impactos do COVID-19 nas mulheres e meninas incluem taxas crescentes de violência doméstica ou por parceiro íntimo, enquanto bloqueios e distanciamento social podem ser particularmente difíceis para os sobreviventes de violência do gênero, que já podem ser economicamente dependentes de seus agressores.

Em conjunto com outras agências da ONU, o PNUD está trabalha com mais de 40 governos em todo o mundo para prevenir e combater a violência do gênero durante a crise.

Exemplos:

Na Somália, o PNUD apoia as comunidades a desenvolver sistemas de vigilância de bairros, onde homens e mulheres recebem formação para patrulhar regularmente os seus bairros, para  prevenir ou mitigar incidentes de violência.

No México, o PNUD, em colaboração com a ONU Mulheres, ajuda a estabelecer plataformas telefônicas on-line para apoiar mulheres vulneráveis ​​através do centro LUNA, que são espaços seguros para mulheres e meninas.

No Botsuana, os membros da comunidade, incluindo os directores das escolas, chefes das comunidades, agricultores e enfermeiros, promovem a conscientização sobre o aumento da violência, aconselhando o governo sobre os desafios e necessidades das aldeias.

No Uganda, o PNUD, em parceria com a Jumia Food Uganda, a principal empresa de comércio eletrônico do país, explora como incorporar mensagens para prevenir a violência contra mulheres e meninas em uma plataforma de comércio eletrônico que conecta pequenas e médias empresas e empresas informais e fornecedores do mercado para os clientes.

Na República Dominicana, o PNUD e o BHD Bank  trabalham em  parceria para facilitar os serviços de referência dos casos de violência doméstica relatados pelos clientes do banco.

Em parceria com as agências irmãs da ONU e os parceiros de desenvolvimento, o PNUD está a coordenar, por exemplo, através  da Initiative Spotlight, uma parceria conjunta UE-ONU para acabar com a violência contra mulheres e meninas. A iniciativa global plurianual tem como alvo 50 milhões de beneficiárias directos em cinco regiões e mais de 25 países.

--- Article text goes here ---