COVID-19: PNUD, OMS e UNICEF fazem acordo com o WhatsApp para dar informações em tempo real

O WhatsApp anunciou o lançamento mundial do Centro de Informação do WhatsApp sobre Coronavírus, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNICEF, que dá dicas gerais e fontes de informação confiáveis para os utilizadores da aplicação, com o objetivo de reduzir a circulação de boatos, rumores e informações falsas e conectar os utilizadores a fontes credíveis.

O Centro de Informação do WhatsApp sobre Coronavírus tem um guia simples para trabalhadores da saúde, educadores e professores, líderes comunitários, sociedade civil organizada, governos locais e empresários relacionados às comunicações via WhatsApp. Para acessar, clique aqui.

As recomendações oferecerão um guia rápido sobre como pequenos grupos podem aproveitar ao máximo as funções do WhatsApp e o PNUD irá distribuí-lo àqueles que coordenam esforços locais. Além disso, o WhatsApp trabalha em parceria com a OMS e UNICEF na promoção de linhas directas para os utilizadores ao redor do mundo. Essas linhas directas oferecerão informações confiáveis.

“Obter informação atualizada sobre a COVID-19 para as comunidades locais de todo o mundo é um passo fundamental nos esforços da comunidade internacional para conter a propagação do vírus”, afirmou Achim Steiner, Administrador do PNUD. “As parcerias com empresas do sector privado como o WhatsApp ajudarão a levar informação vital, e em tempo real, da Organização Mundial da Saúde e dos agentes locais de saúde para milhões e milhões de utilizadores em todo o mundo”.

Até ao momento, o WhatsApp trabalhou com vários ministérios de saúde e ONGs para oferecer informação objetiva aos usuários por meio de textos. À medida em que os esforços continuam, o centro é actualizado com as informações mais recentes.

“Sabemos que os nossos utilizadores estão a usar o WhatsApp mais do que nunca neste momento de crise, seja para falar com os amigos e entes queridos, médicos com os seus pacientes, professores com os seus estudantes. Queríamos oferecer um recurso simples que pudesse ajudar a conectar as pessoas neste momento”, declarou Will Cathcart, Diretor do WhatsApp. “