Declaração do Administrador do PNUDeclaração do Administrador do PNUD para o Dia Mundial da SIDA, 1 de dezembro de 2021

Ganhos duramente conquistados para acabar com a pandemia da SIDA correm o risco de serem perdidos devido às interrupções em curso causadas pela pandemia da COVID-19. Encerramentos, bloqueios e outras restrições interromperam a prevenção e o tratamento do VIH em muitos países, afectando desproporcionalmente as pessoas mais pobres e vulneráveis. O tema do Dia Mundial da SIDA de 2021, “Acabar com as Desigualdades. Acabar com a SIDA. Acabar com as Pandemias” é um lembrete gritante de que devem ser tomadas acções urgentes para combater as desigualdades que prolongam pandemias avassaladoras.

Tanto a pandemia da COVID-19 como a de VIH/SIDA ilustraram a crescente lacuna entre aqueles com acesso a cuidados de saúde de qualidade e aqueles que não têm. Estudos descobriram que o risco de morrer de COVID-19 entre as pessoas com VIH era o dobro da população em geral, mas em meados de 2021 a maioria das pessoas que vivem com o VIH não tinham acesso à vacina contra a COVID-19. Sabemos que os factores que levam à exclusão social - estigma, discriminação e marginalização - também aumentam os riscos à saúde e limitam o acesso aos serviços para populações-chave com maior risco de VIH. O subinvestimento e a alocação ineficiente de recursos em países de rendimento baixo e média foram algumas das principais razões pelas quais as metas globais de SIDA para 2020 foram perdidas. Combinado com o impacto potencial da COVID-19 no financiamento da saúde, existe um perigo claro e presente de perder mais terreno no VIH.

Em 2020, 37,7 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com VIH. Notavelmente, durante o mesmo período, 65% das novas infecções por VIH ocorreram em populações marginalizadas, com maior risco de VIH - elas também sofrem o impacto de leis, políticas e práticas discriminatórias e punitivas. Em todo o mundo, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e nossos parceiros estão a trabalhar para garantir que as pessoas que vivem com VIH e as pessoas com maior risco de contrair o VIH, recebam o apoio de que precisam, neste momento extremamente desafiador. Isso inclui ajudar os países a fortalecer os programas de VIH para garantir a continuidade dos serviços e aumentar a resiliência de sistemas de saúde equitativos. Os esforços do PNUD incluíram tudo, desde o aumento da prevenção, tratamento, cuidados e apoio ao VIH no Quirguistão; fornecer tratamento antirretroviral a mais de 700.000 pessoas que vivem com VIH no Zimbabwe; apoiar os países na criação de ambientes propícios para respostas ao VIH. De facto, uma nova análise do Laboratório de Políticas de VIH mostra uma correlação positiva entre melhores resultados de VIH e leis que promovem a não discriminação, instituições de direitos humanos e respostas à violência baseada em género.

A resposta global à SIDA ensinou-nos que o progresso é muito possível com ambição, vontade política e solidariedade. Orientado pelos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e pela promessa de não deixar ninguém para trás, isso deve incluir um forte foco no fim das desigualdades, bem como financiamento e investimentos inovadores. A Declaração Política de 2021 sobre VIH e SIDA também exige maiores investimentos no avanço dos direitos humanos, igualdade de género e respostas lideradas pela comunidade. Para recuperar o terreno perdido para o VIH e para acabar com a SIDA como uma ameaça à saúde pública, precisamos de expandir as abordagens centradas nas pessoas que acabem com as desigualdades e promovam a equidade, a não discriminação e os direitos humanos. Crucialmente, toda a família da ONU e nossos parceiros permanecem comprometidos em apoiar países e comunidades para acabar com as desigualdades para que possamos finalmente relatar pandemias devastadoras para a história.

Achim Steiner, Administrador do PNUD

--- Article text goes here ---