Apoio às Vítimas de Violência Doméstica em período de COVID -19

UNDP Angola

O Centro de Direitos Humanos e Cidadania da FDUCAN promoveu hoje, 03 de Julho, no mercado do 30, Viana, um acto formal de abertura do projeto "Apoio as Vítimas de Violência Doméstica em período de COVID".

A cerimónia contou com a participação da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Ana Celeste Januário, e a Secretária de Estado da Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, que em nome do Executivo louvaram a iniciativa desenvolvida pelo Centro de Direitos Humanos da UCAN, em parceria com o PNUD e com estes sectores  ministeriais. 

O projecto  visa  prestar apoio legal gratuito às pessoas vítimas de violência doméstica neste período de confinamento, bem como, educar e sensibilizar a sociedade contra este mal. Ainda no âmbito deste projecto, está a ser desenvolvido pelo Centro de Direitos Humanos, um inquérito sobre a violência doméstica no período de COVID, findo o qual, será produzido um relatório sobre a matéria.

O projecto teve início a 01 de Junho e decorre até 31 de Agosto. Para o mês de Junho, o município piloto foi Viana. A partir de Julho, a equipa de advogados voluntários e paralegais do Centro de Direitos Humanos irá trabalhar em Talatona, sem prejuízo do atendimento permanente nas instalações da sua Clínica Jurídica, sito no Largo das Escolas.