Novo Sistema Nacional de Indicadores para analisar a desigualdade de género

UNDP Angola

A desigualdade entre homens e mulheres é uma barreira ao desenvolvimento humano e ao bem-estar comum. Angola tem aderido a instrumentos internacionais e adoptado políticas e programas nacionais para fomentar a igualdade e equidade de género e o empoderamento da mulher. No entanto, para que estas acções sejam eficazes, devem ser baseadas em dados estatísticos reais e fiáveis.

Assim, o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) em parceria com o  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, apresenta amanhã, 21 de Novembro, a proposta para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Indicadores de Género, para consulta pública e validação do Conselho Nacional de Estatística. Este sistema servirá como quadro orientador para a recolha, produção e disseminação de dados desagregados por sexo nas áreas política, económica, social, institucional, estrutural e cultural, para permitir a captação da situação de desigualdade entre homens e mulheres

No evento, serão ainda apresentados um diagnóstico realizado em 2018, uma matriz de 116 indicadores e um plano de acção para a implementação do SNIG.

A consulta vai se realizar no dia 21 de Novembro, das 08:30 as 13:00 horas, no Hotel Trópico. Para mais informação sobre a proposta e os três documentos, queira por favor seguir os seguintes links.

Diagnóstico Actual

Matriz de Indicadores de Género

Sistema Nacional de Indicadores de Género (SNIG)