Resposta do PNUD ao COVID-19 em Angola de Março a Junho 2020

UNDP Angola

Resposta do PNUD ao COVID-19 em Angola de Março a Junho 2020

Vivemos tempos exigentes. A pandemia da COVID-19 expôs tremendas deficiências, fragilidades e falhas a nível global.

Neste contexto, em Março de 2020, o Escritório do PNUD em Angola assumiu a resposta da COVID-19 para o país, focada em quatro áreas de intervenção: 1) Sistemas de Saúde resilientes; 2) Impacto Económico e Social; 3) Liderança Estratégica e Inclusiva Nacional e Laboratório de Aceleração facilitado 4) Inovações para Programas Críticos, Resposta e Recuperação. Esta resposta além de abranger toda a assistência do PNUD, está a integrar as abordagens de Género e dos Direitos Humanos em Resposta e Recuperação.

A Resposta do PNUD à COVID-19 em Angola de Março a Junho de 2020 apresenta, os principais progressos alcançados, mas também os principais parceiros nacionais e internacionais envolvidos, identificando a posição do País face aos compromissos e metas assumidos em matéria de combate à pandemia e desenvolvimento sustentável.

Saúde - a nossa aposta central para sistemas resilientes de saúde e comunidade foi entregue por meio de assistência técnica em vigilância epidemiológica, quantificação, mobilização de recursos e envolvimento da comunidade na COVID-19 e outras emergências de saúde, cujos resultados são já evidentes e serão crescentemente visíveis.

Apostámos, também, no impacto socioeconómico. O PNUD trabalhou com parceiros na construção da resiliência da comunidade e nas capacidades nacionais e locais, inclusive em intervenções relacionadas às alterações climáticas nas províncias afetadas pela crise.

Como PNUD, assegurámos ainda o aprimoramento dos sistemas de direitos humanos e fornecemos um apoio inovador ao funcionamento seguro dos mercados informais, estabelecendo fundamentos iniciais para o processo de formalização do setor informal e a expansão da protecção social para esse  grupo populacional avançando, portanto, o princípio de não deixar ninguém para trás. Uma outra grande aposta foi o apoio inovador dado à digitalização das sessões parlamentares pela primeira vez, garantindo a observação do distanciamento social.

Há ainda muito por fazer e um longo caminho pela frente. À medida que o país entra na sua fase de recuperação, a oferta de programas e políticas do PNUD para a COVID-19 está a mudar para melhor responder à natureza evolutiva da pandemia e à arquitetura de resposta correspondente das Nações Unidas. Os cinco pilares de trabalho da estrutura socioeconómica do SG serão entregues com saúde, governação, género, ambiente, avanços digitais e meios de gerir incertezas - cada uma das quais será crucial para o sucesso. Juntos, eles compõem as dez partes da Agenda 2.0 UNDP’s Back to Better do PNUD.

Esta Agenda 2.0 do PNUD está totalmente integrada com a resposta de saúde pública da ONU, sob a liderança da OMS, e a resposta humanitária, sob a liderança do Escritório de Assuntos Humanitários da ONU. Ela coloca a experiência integradora do PNUD, as capacidades de programação, o conhecimento técnico e os serviços de consultoria para trabalhar para servir os países e apoiar o sistema de desenvolvimento da ONU, mantendo o nosso mandato de desenvolvimento humano na frente e no centro.

Leia na íntegra a Resposta do PNUD ao COVID-19 em Angola de Março a Junho 2020