Governo e ONU discutem novo Modelo Integrado dos Objectivos De Desenvolvimento Sustentável

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento participou, a 25 de Novembro, no Workshop sobre o Modelo Integrado dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (Modelo iSDG). O evento foi liderado pelo Ministério da Economia e Planeamento, com o apoio do Sistema das Nações Unidas em Angola, e serviu para identificar as necessidades do País em termos de análise de planeamento estratégico aplicável à implementação do modelo iSDG. Revelou-se, assim, como uma primeira oportunidade para as partes declararem as suas necessidades e motivações ao ver novas políticas em torno de modelos de negócios, saúde, empregos e protecção social que possam impulsionar ou ser impactados pelo plano nacional.

O Modelo iSDG é uma estrutura de simulação participativa e interactiva "para apoiar o planeamento do desenvolvimento a longo prazo, incluindo o Plano de Desenvolvimento Nacional e a estratégia de desenvolvimento Angola 2025-2050", afirmou o Representante Residente do PNUD, Edo Stork, em representação da Coordenadora do Sistema das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani.

O novo modelo “baseia-se no conceito de systems thinking, uma abordagem sistémica que permite considerar as diferentes interligações que existem entre os programas do PDN e também entre os ODS”, continuou Edo Stork. Assim, vai permitir "avaliar uma ampla combinação de políticas e programas para catalisar a realização dos ODS em Angola de forma integrada e coerente".

O evento teve a duração de dois dias e decorreu na Sala de Conferências do Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Na primeira sessão, os representantes do Governo de Angola com responsabilidade de gestão do desenvolvimento e implementação do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022 e técnicos do INE identificaram as prioridades e necessidades do país, bem como os desafios a ultrapassar, em particular as políticas, com o auxílio do modelo de simulação integrado. No segundo dia, 26 de Novembro, os participantes discutiram os aspectos e conhecimentos técnicos sobre o desenho das políticas.

A implementação do modelo iSDG permitirá alinhar os ODS com os Plano Estratégicos Nacionais de Angola encontrando soluções mais sustentáveis, inclusivas e construtivas na continuação do desenvolvimento social do país, para todos os Angolanos, sem deixar ninguém para trás.