Governo Provincial de Luanda e PNUD assinam parceria para fomentar a Academia do Empreendor e Engajamento Comunitário em resposta à COVID-19

UNDP Angola

O Governo Provincial de Luanda e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram, esta quarta-feira , dia 5 de Agosto, um Memorando de Entendimento para definir o quadro de parceria em relação à organização e o funcionamento da Academia do Emprendedor de Luanda e a Estratégia de Engajamento Comunitário, no âmbito das medidas de prevenção e combate à COVID-19 na província de Luanda.

A Governadora da Província de Luanda Joana Lina referiu que, considerando “todo o ecossistema de empreendedorismo em Luanda, público e privado”, a Academia será um parceiro para “transformar muitos sonhos em realidade”.

 “Penso que o PNUD é o parceiro certo para esta iniciativa por ser a entidade que, ao nível do Sistema das Nações Unidas tem também a responsabilidade de promover o alcance dos ODS”, disse, por sua vez, a Governadora.

No seu discurso, o Representante Residente do PNUD, Edo Stork, destacou a importância deste memorando “fomentar o empreendedorismo e o autoemprego”, que serão “uma necessidade urgente no período pós-covid e sobretudo para os jovens”. Para tal, deverá haver “espírito de parceria e pragmatismo para fazermos as escolhas certas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, de forma sustentável e levando em consideração as gerações futuras”, segundo Edo Stork.

Edo Stork destacou ainda a importância de se implementar uma estratégia comunitária na capital do país para lutar contra a COVID-19 alinhada com as prioridades estratégicas do Governo de Angola e da Província de Luanda e de acordo com os objectivos das Nações Unidas de “reconstruir melhor”.

Joana Lina reforçou ainda o desejo de “engajar, de modo concertado e integrado, todas as forças vivas de Luanda, nomeadamente as famílias, as igrejas, os voluntários, as comissões de moradores e demais organizações da sociedade civil” na luta contra a pandemia e os seus efeitos, considerando a circulação comunitária do vírus.

A nova parceria visa alavancar a Academia do Empreendor, criada pelo Decreto Executivo n.º 315/19, de 4 de Outubro, do MAPTESS como um Centro de Excelência vocacionado a formação de jovens no domínio das habilidades de criação e desenvolvimento de negócios, bem como um espaço para o impulsionar a inovação nas ideias de negócios em empreendimentos reais contribuindo para o alcance do ODS N.º 8 – “Trabalho decente e crescimento económico”.