Ministério da Saúde e PNUD anunciam financiamento de USD $103,2 milhões para combater VIH, Malária, Tuberculose e COVID-19 em Angola

O Ministério da Saúde (MINSA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, anuncia o lançamento da nova Subvenção do Fundo Global para o período 2021-2024, que se vai traduzir na injecção de USD 103.2 milhões de dólares no sistema de saúde, tal como nos sistemas comunitários, para combater o VIH, a Tuberculose, a Malária e a COVID-19 em Angola. Destaca-se que esta subvenção terá um foco especial nas províncias do Cuanza Sul e Benguela, no quadro da nova abordagem sub-nacional do Fundo Global para Angola, e que os resultados irão ditar a sua possível extensão a outras províncias.

O lançamento oficial da Subvenção vai decorrer no dia 21 de Julho, no Hotel Epic Sana, em Luanda e contará com a presença de Sua Excelência a Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, os Governadores Provinciais de Benguela e Kwanza Sul, a Representante Residente interina do PNUD em Angola, a Presidente do Mecanismos de Cordenação Nacional das Subvenções do Fundo Global (MCN), altos membros do Governo, Representantes das Agências das Nações Unidas e dos parceiros de desenvolvimento em Angola e representantes da sociedade civil. Serão organizadas igualmente cerimónias para marcar o início desta importante subvenção nas províncias de Benguela e Cuanza Sul, nos dias 26 e 28 de Julho, respectivamente, em que estarão presentes os governadores, representantes do sistema da saúde e da sociedade civil.