Laboratório de Aceleração do PNUD Angola promove oficina de sensibilização sobre o clima e reciclagem criativa

© PNUD Angola

Num ambiente de alegria, entreajuda e muita amizade, os estudantes e visitantes da Mediateca de Luanda participaram no dia 25 de Setembro, numa oficina de sensibilização sobre mudanças climáticas de reciclagem criativa, organizada pelo Escritório do PNUD em Angola,  a iniciativa enquadra-se na Semana Global de Acção para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Cimeira de Acção Climática das Nações Unidas 2019.

Os jovens entre 19 e 25 anos destacaram sua necessidade de saber o que está acontecer em Angola para mitigar e se adaptar às mudanças climáticas. Ficou claro que eventos específicos sobre temas ambientais e climáticos devem ser direcionados a essa camada da população. Para o efeito, as actividades de sensibilização e os materiais utilizados precisarão ser adaptados para este grupo-alvo, com recurso às páginas sociais, como o Facebook. Por outro, a geração jovem não deve ser deixada de lado quando se trata de acção ambiental e climática.

Os participantes da oficina reconheceram a importância da reutilização e reciclagem dos resíduos, pelas vantagens económica, social e ambiental que apresentam. A Comunidade Lixo 0 Angola e a LoxRecicla lideraram a iniciativa com o apoio do PNUD Angola através do seu mais recente e inovador  Laboratório de Aceleração para o desenvolvimento humano e  sustentável, e o objectivo  foi informar e sensibilizar todos, em especial os estudantes, acerca da  importância da reciclagem no ambito da Acção Climática. Os jovens participantes demonstraram muito interesse das criações artísticas que foram elaboradas.

A actividade  foi ainda marcada com mensagens de crianças e jovens estudantes do ensino primário e universitário focadas na preservação do meio ambiente e seus benefícios. “Devemos proteger o meio ambiente; não devemos poluir o ar porque ele é responsável pelo nosso processo de respiração; não devemos poluir a água porque água é também usada para o nosso consumo e devemos proteger as plantas porque elas capturam o Dióxido de carbono e libertam oxigênio”. Disse Manuel de Carvalho, 09 anos de idade, aluno da quarta classe.

Refira-se que a iniciativa Laboratório Acelerador é uma ferramenta proposta pelo PNUD e se caracteriza como a maior rede de aprendizagem do mundo para catalisar soluções inovadoras de interação rápida e experimentativa, além disso pretende mudar a forma como se abordam globalmente os desafios de desenvolvimento humano e sustentável. É neste sentido, que conta com o financiamento do Estado do Qatar, a República Federal da Alemanhã e a República da Itália.

Recorde-se que no dia 21 de setembro 2019, aconteceu o primeiro Encontro de Cúpula da Juventude sobre o Clima inagurando a Cúpula de Acção Climática das Nações Unidas  en Nova Iorque (21 a 23 de setembro). O evento reuniu activistas climáticos como líderes-chave do movimento da juventude pelo clima, inovadores, empresários e agentes de mudança de mais de 140 países e territórios,  numa plataforma para compartilhar soluções no cenário global. Foi um dia de participação juvenil procurando chamar a atenção dos líderes internacionais e decisores para precisamente tomar medidas de prevenção da mudança climática, assim como plantar sementes de inspiração para novos líderes entre os jovens ao redor do mundo.