O Ministério da Saúde realizou esta semana, de 14 a 15 de Dezembro, um “Encontro Metodológico de Saúde” sob o lema "Garantir os cuidados primários de saúde, face à pandemia da COVID19", com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e da UNICEF.

O encontro contou com a participação da Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, do Secretário de Estado para a Saúde Pública, Dr. Franco Mufinda, da Direcção Nacional de Saúde Pública, da Representante Residente Adjunta do PNUD, Mamisoa Rangers, membros dos Gabinetes Provinciais de Saúde e de governos locais.

O objectivo do encontro foi transmitir as orientações estratégicas para que os cuidados prestados à mulher, crianças e doentes crónicos possam ter continuidade, bem como a distribuição de medicamentos.

No evento, que contou com mais de 300 participantes, presenciais e online, foi apresentado o Plano Nacional de Resposta à COVID19 e foram discutidas as directrizes para a organização das unidades sanitárias para a prestação de cuidados primários, no âmbito da pandemia da COVID19.

Foram ainda apresentadas as orientações metodológicas sobre vigilância nos serviços e estabelecimentos públicos, as orientações para a saúde materno-infantil, nutrição, doenças imunopreveníveis, saúde mental, doenças crónicas não transmissíveis e doenças transmissíveis e orientações técnicas para a abordagem do doente com COVID19.

Outro ponto importante do encontro foi a discussão sobre os desafios na continuidade dos serviços essenciais, face ao contexto que vivemos.

O PNUD tem apoiados os esforços do Governo de Angola de conter a pandemia da COVID19 e minimizar as suas consequências. 

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Angola 
Ir a PNUD Global

A

Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Equador Eritréia Escritório do Pacífico Essuatíni Etiópia

F

Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Macedônia do Norte Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue