Governo de Angola, PNUD, OMS e UNICEF em encontro sobre cuidados primários de saúde

O Ministério da Saúde realizou esta semana, de 14 a 15 de Dezembro, um “Encontro Metodológico de Saúde” sob o lema "Garantir os cuidados primários de saúde, face à pandemia da COVID19", com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e da UNICEF.

O encontro contou com a participação da Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, do Secretário de Estado para a Saúde Pública, Dr. Franco Mufinda, da Direcção Nacional de Saúde Pública, da Representante Residente Adjunta do PNUD, Mamisoa Rangers, membros dos Gabinetes Provinciais de Saúde e de governos locais.

O objectivo do encontro foi transmitir as orientações estratégicas para que os cuidados prestados à mulher, crianças e doentes crónicos possam ter continuidade, bem como a distribuição de medicamentos.

No evento, que contou com mais de 300 participantes, presenciais e online, foi apresentado o Plano Nacional de Resposta à COVID19 e foram discutidas as directrizes para a organização das unidades sanitárias para a prestação de cuidados primários, no âmbito da pandemia da COVID19.

Foram ainda apresentadas as orientações metodológicas sobre vigilância nos serviços e estabelecimentos públicos, as orientações para a saúde materno-infantil, nutrição, doenças imunopreveníveis, saúde mental, doenças crónicas não transmissíveis e doenças transmissíveis e orientações técnicas para a abordagem do doente com COVID19.

Outro ponto importante do encontro foi a discussão sobre os desafios na continuidade dos serviços essenciais, face ao contexto que vivemos.

O PNUD tem apoiados os esforços do Governo de Angola de conter a pandemia da COVID19 e minimizar as suas consequências.