Pelo Ambiente, o PNUD Angola avança sem plásticos

Angola celebra hoje o Dia Nacional do Ambiente e o PNUD Angola não poderia estar mais satisfeito por poder juntar-se a esta comemoração, e orgulhoso por poder afirmar que a parceria com o Ministério do Ambiente tem sido produtiva e eficaz. Em defesa do meio ambiente, da conservação dos ecossistemas naturais e da biodiversidade, o Governo de Angola, através do Ministério do Ambiente, tem investido recursos e mobilizado esforços notáveis, podendo contar sempre com o apoio do PNUD Angola e do Fundo Global para o Ambiente.

Da nossa parte, aproveitamos a ocasião para celebrar o primeiro aniversário da promessa do PNUD Angola de abdicar do uso de plásticos descartáveis e congratulamo-nos por termos conseguido manter-nos fieis à nossa palavra e compromisso social. 

Tudo começou quando aceitámos, no ano passado, o desafio da presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, María Fernanda Espinosa, e aderimos à campanha global contra a poluição por plásticos, reduzindo a nossa pegada ambiental. “Daqui para frente, sem plásticos descartáveis”, afirmou, na altura, o Representante Residente do PNUD Angola, Henrik Fredborg Larsen, oficializando o compromisso.

Gradualmente, fomos alterando os nossos comportamentos e hábitos, até ao ponto de, hoje, conseguirmos dizer que no escritório do PNUD Angola raramente se usam garrafas de plástico, sacos de supermercado, embalagens, copos, pratos e talheres de plásticos.

Cada um dos membros das nossas equipas poderá partilhar deste sentimento de orgulho, já que, em conjunto, provámos que sim, é possível vivermos com menos plástico. Para tal, basta cultivarmos o hábito de trazer louça de casa, beber água do bebedouro e usar embalagens reutilizáveis.

O exemplo também foi partilhado com os nossos parceiros e colaboradores, já que nos eventos e reuniões que o escritório do PNUD Angola tem organizado no último ano, o uso de plásticos descartáveis foi reduzido para o mínimo indispensável.

Além disso, temos difundido a mensagem e sensibilizado parceiros do sector público, privado, das ONGs, Organizações da Sociedade Civil e da Academia sobre os efeitos nocivos da poluição por plásticos, principalmente para a vida marinha.

O Laboratório de Aceleração do PNUD Angola, criado em 2019, também se tem dedicado a encontrar soluções para a gestão de resíduos e economia circular.

A meta é  promover a mudança de hábitos, para que todos contribuam para a preservação do nosso ambiente.