Dia internacional do Combate à Corrupção – Mensagem do Secretário Geral

--- Image caption ---

Todos os anos, triliões de dólares - o equivalente a mais de cinco por cento do Produto Interno Bruto global - são pagos em subornos ou roubados em práticas corruptas que ameaçam seriamente o estado de direito e favorecem crimes como o tráfico ilícito de pessoas, drogas e armas .

Evasão fiscal, lavagem de dinheiro e outros fluxos ilícitos desviam os recursos necessários para as escolas, hospitais e infraestruturas básicas; fundos essenciais para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As pessoas têm razão ao ficarem zangadas. A corrupção ameaça o bem-estar das nossas sociedades, o futuro de nossos filhos e a saúde de nosso planeta. Deve ser combatida por todos e em nome de todos.

E, em sua mobilização por acções climáticas ambiciosas e uma globalização justa, é inspirador ver jovens a exigirem responsabilização e justiça como uma maneira de abordar e erradicar práticas corruptas.

Devemos nos unir contra a corrupção para impedir o esgotamento de recursos causado ​​por fluxos financeiros ilícitos. A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ratificada por quase todos os países do mundo, dá-nos os meios para fortalecer o nosso compromisso com esta questão.

No final deste mês, governos irão reunir-se em Abu Dhabi para analisar o progresso e preparar a primeira Sessão Especial da Assembleia Geral sobre o Combate à Corrupção, que ocorrerá em 2021. Exorto-os a tomarem medidas decisivas para tornar a luta contra a corrupção uma prioridade.

Neste Dia Internacional, apelos a todas as pessoas a continuarem a trabalhar em soluções inovadoras para vencer a batalha contra a corrupção e garantir que os recursos preciosos servem as pessoas do mundo.

António Guterres, Secretário Geral da ONU