Países em desenvolvimento e vulneráveis lideram a ambição climática no mundo: relatório da ONU

© UNDP Global Page

"Isso não é teoria, não é um futuro distante, trata-se de sobrevivência" afirmou Achim Steiner, Administrador Global do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A nível mundial, os países em desenvolvimento estão a liderar na resposta às mudanças climáticas, de acordo com um novo relatório lançado nesta segunda-feira 23 de Setembro, que exige acções ousadas e urgentes para limitar os impactos do aquecimento global.

Pelo menos 112 países, incluindo muitos dos mais vulneráveis ​​às mudanças climáticas e menos responsáveis ​​por suas causas, pretendem actualizar até 2020 os seus planos atuais - conhecidos como contribuições nacionalmente determinadas ou 'NDCs' - para combater as mudanças climáticas, de acordo com o relatório.

Esta descoberta foi encorajadora, de acordo com o administrador do PNUD, Achim Steiner. "Em Paris, em 2015, países de todo o mundo apoiam uma visão de um futuro resiliente, sustentável e de baixo carbono para o nosso planeta", reiterou. “O relatório mostra que os governos adoptaram medidas ousadas para reduzir as emissões e aumentar sua resiliência aos impactos climáticos. O Acordo de Paris pode funcionar e está funcionando. ”

Ao mesmo tempo, a falta de conscientização e dados não confiáveis ​​continuam sendo os principais obstacúlos nos países em desenvolvimento, e o maior factor que limita a ambição climática é o acesso ou a disponibilidade de financiamento, diz o relatório. E enquanto os fluxos financeiros relacionados ao clima global aumentaram 17% entre 2015-2016 em comparação com 2013-2014, atingindo 681 bilhões de dólares em 2016, este número fica muito aquém do montante necessário.

Em comentários de abertura no evento de lançamento, a vice-secretária-geral Amina Mohammed descreveu o relatório como “o instantâneo mais abrangente até o momento, se o mundo está no caminho certo” e pediu um aumento da acção climática: “Temos que ir mais fundo, precisamos que se faça muito mais ”, salientou.

Publicado em conjunto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela ONU Climate Change (UNFCCC), o relatório chega menos de uma semana antes da Cúpula do Clima do Secretário-Geral da ONU, em 23 de Setembro.

As expectativas para essa Cúpula são altas, com ênfase nas promessas nacionais - o Secretário-Geral pediu aos líderes que tragam "planos concretos e realistas" para aprimorá-las até 2020, em consonância com a redução de 45% das emissões de gases de efeito estufa ao longo do ano, próxima década e, para compensar zero até 2050.

Em resposta a esse apelo, o PNUD usou o lançamento do relatório para anunciar também uma nova e importante iniciativa para enfrentar o desafio climático, ampliando seu compromisso de apoiar promessas climáticas nacionais aprimoradas até 2020.

"Isso não é teoria, não é um futuro distante, trata-se de sobrevivência", disse Steiner ao anunciar a promessa climática. “O PNUD está a desenvolver o nosso trabalho de acção climática. Nosso compromisso é apoiar 100 países para alcançar os planos mais ambiciosos que o mundo precisa para garantir um futuro para nós mesmos, nossos filhos e todas as gerações vindouras. Por meio dessa iniciativa, o PNUD ficará lado a lado com os países à medida que tomam acções ousadas ”, acrescentou.

O PNUD também expandirá seu portfólio - já o maior do Sistema das Nações Unidas sobre mudanças climáticas - para ampliar a acção global que já abrange cerca de 140 países. Até 2030, ajudará 100 milhões de pessoas a obter acesso a energia limpa, restaurará 100 milhões de hectares de terras degradadas e conservará outros 500 milhões de hectares e mobilizará 3 bilhões de doláres adicionais para acções climáticas em 100 países.

Mais descobertas importantes:

    - 75 países, representa 37% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), estão liderar com intenções de aumentar a ambição em seus próximos NDCs - reduzindo as emissões de GEE ou incluindo medidas para tornar as sociedades mais resistentes às mudanças climáticas, ou ambas . Mais de 40 são os países menos desenvolvidos (PMD) e os pequenos Estados insulares em desenvolvimento (SIDS). Quase três quartos indicaram que seus CNDs incluirão aprimoramentos para adaptação. Em sectores como: água, agricultura, saúde, ecossistemas e silvicultura.

    - Os 37 países restantes, representando 16% dos GEE globais, pretendem "actualizar" seus planos existentes. Uma actualização pode ser para reflectir os dados científicos mais recentes ou as tendências nas emissões. Nesse processo, no entanto, podem surgir oportunidades para acções mais ousadas.

    - Apenas 14 países sinalizaram que não têm intenções de apresentar planos climáticos revisados.

    - 71 países - incluindo os países mais desenvolvidos - ainda estão a decidir como pretendem abordar suas revisões do NDC. Algumas nações já haviam estabelecido metas muito ambiciosas em 2015 e, portanto, podem considerar mais difícil fazê-lo novamente. Além disso, muitos países em desenvolvimento querem fazer mais, mas precisam de financiamento para corresponder às suas ambições.

    - 67 nações pretendem incorporar considerações sobre igualdade de género e empoderamento das mulheres em seus planos revistos.

Para mais informações, acesse o Relatorio “The Heat is On”