Depois do COVID-19, as mulheres africanas devem voltar para empregos melhores

UNDP Tanzania

Ahunna EziakonwaUNDP Assistant Administrator and Regional Director for Africa

Enquanto as mulheres do mercado dão um suspiro coletivo de alívio no Gana, o primeiro país a aliviar as restrições de movimento relacionadas à COVID19, as provas do que nada voltará a ser como antes estão em toda parte: no uso de máscaras, no distanciamento social e na criação de dias diferentes para a venda de variados produtos.

Cerca de 80 por cento da renda no sector informal de África foram perdidos apenas no primeiro mês de COVID 19 - e nem todos podem voltar a trabalhar ainda.

Ainda sob confinamento e esperando por sua vez, estão os 6,2 milhões de africanos engajados no sector de aviação e outros milhões em sectores relacionados: hotéis, conferências, festivais, atividades religiosas e desportos, sem fim à vista. De acordo com a UNESCO,  mais de 330 milhões de alunos em idade escolar em África estão em casa, sem educação alternativa, assim como os seus cerca de 8,5 milhões de professores.

A pesquisa do PNUD confirma que estamos a testemunhar o primeiro recuo global do desenvolvimento humano desde 1990. E à medida que as economias africanas continuam a contrair-se, empregos e meios de subsistência desaparecem, causando o aumento da pobreza, da fome e do sofrimento.

Se o consumo das famílias subsaarianas cair de 5 a 20 por cento, segundo as estimativas, o número de pessoas de baixa renda aumentará de 28 milhões para 120 milhões, com os trabalhadores de serviços de acomodação e alimentação, manufactura, imóveis e outras atividades de negócios mais afetados.

Sectores em que as mulheres têm duas vezes mais probabilidades de trabalhar, como saúde, serviço social, hotelaria e alimentação, são os mais impactados pelos novos protocolos de distanciamento social.

No entanto, a natureza autónoma da maioria das empresas dominadas por mulheres (80 por cento das mulheres são autónomas ou trabalham em empresas familiares versus 60 por cento para os homens) limita a sua capacidade de lidar com a situação, especialmente em situações de serviços públicos limitados.

Mesmo que as mulheres na África oriental, central e ocidental trabalhem principalmente no sector agrícola, as vulnerabilidades associadas ao seu emprego significam que elas são, na verdade, trabalhadoras pobres. Para as mulheres no sector formal, normalmente no norte e no sul de África, o apoio requer atenção especial à protecção de empregos na indústria, turismo, acomodação e hospitalidade.

Protegendo empregos

A realidade do trabalho no contexto da COVID-19 exige investimentos consideráveis ​​em tecnologia digital e móvel para expandir os mercados.

O marketing digital de bens e serviços de origem local está a abrir oportunidades para as mulheres. No Quênia, novas empresas de comércio eletrónico, fogões limpos e microdistribuição criaram a Safe Hands Kenya, que distribui sabonete, desinfetante para as mãos, produtos de limpeza, desinfetantes e máscaras gratuitos para quenianos por meio de centenas de pontos de distribuição.

O aproveitamento dos serviços de pagamento eletrónico está a apoiar as mulheres empresárias de Uganda no uso de transações digitais baseadas em dispositivos móveis para melhorar o acesso ao crédito e promover mercados, a partir de casa. As vendedoras do mercado usam a aplicação Market Garden para vender e entregar frutas e vegetais aos clientes em segurança. O PNUD apoiou iniciativas específicas da COVID nesta área para salvaguardar os meios de subsistência.

Uma agenda de empregos melhores para as mulheres de África

Ajudar as mulheres a voltarem melhores requer um foco simultâneo na protecção de empregos e no aumento das capacidades de escala. Os cinco pilares a seguir podem ajudar-nos a progredir:

1. Aceite a informalidade.

A COVID-19 demonstrou que não podemos continuar a tratar o sector informal como se ele não existisse. Investir e abraçar a informalidade requer a aplicação de medidas políticas destinadas a apoiar e facilitar, e não a castigar, as empresárias. Incentivos fiscais, financiamento acessível e treinamento de habilidades devem ocupar a nossa agenda se quisermos mudar para políticas de “as pessoas primeiro”.

2. Aproveite a digitalização e a tecnologia para o trabalho.

A democratização do acesso à tecnologia colocará as mulheres um passo à frente na ampliação dos mercados para os seus produtos e na agregação de valor, ao mesmo tempo que promove a inclusão, atraindo mais participantes. Investir em infraestrutura essencial, incluindo energias renováveis, é importante para a continuidade e eficiência. Iniciativas como o Programa Solar para Saúde do PNUD, que fornece energia limpa por meio de painéis solares em instalações de saúde remotas no Zimbábue, Zâmbia, Líbia, Namíbia, Sudão e Sudão do Sul podem ser adaptadas e expandidas para espaços empresariais: na agricultura, turismo, serviços baseados na natureza, cuidados pessoais e serviços e setores relacionados.

3. Salvar os empregos das mulheres, apoiar as empresas das mulheres.

Fornecer pacotes de resgate financeiro para empresas de mulheres é uma medida crítica de curto prazo. A médio e longo prazo, devemos concentrar-nos na disponibilidade de financiamento de baixo custo e serviços de desenvolvimento de negócios, bem como nos vínculos comerciais. Na Gâmbia, Guiné Equatorial, Níger e Uganda, o PNUD oferece programas de pacotes de ressuscitação para mulheres empresárias para mantê-las à tona, à luz dos efeitos devastadores da COVID-19. Nutrir o empreendedorismo nascente demonstrado na produção de equipamentos de proteção individual (PPE) em África continuará sendo um foco do PNUD.

4. Selecione mulheres para programas de protecção social.

As mulheres devem ser incluídas nos registros de protecção social, devido ao seu papel central na manutenção de unidades familiares e no cuidado de crianças e outras pessoas vulneráveis. O apoio a salários e meios de subsistência para resistir a choques é importante. Os exemplos da Nigéria mostram que as mulheres que recebem transferências em dinheiro têm mais probabilidade de trabalhar e manter as suas casas com mais segurança alimentar. As transferências de rendimentos podem apoiar a recuperação económica, visto que as mulheres que recebem estão mais engajadas nas atividades económicas domésticas.

5. Certifique-se de que os jovens não sejam deixados para trás.

Os jovens de África precisam de um novo Plano Marshall, reservando instrumentos de financiamento para investir em suas ideias, inovação, bens e serviços, para que possam criar e dimensionar oportunidades de geração de rendimento. A COVID-19 demonstrou a engenhosidade da mente africana. Investir neles é garantir seu futuro.

Combater as normas e práticas sociais discriminatórias, que limitam o acesso a oportunidades e tecnologia, é essencial para reduzir a desigualdade e impulsionar a prosperidade compartilhada. Isso - junto com uma nova mentalidade que abraça os produtos de fabricação africana e as trabalhadoras e empresárias africanas - será uma virada de jogo.

Com o comércio em toda a Área de Livre Comércio Continental Africano agora iminente, um compromisso renovado com “Fabricado em África” trará oportunidades e esperança para milhões de mulheres em todo o continente. Vamos fazer valer a pena.

https://www.africa.undp.org/content/rba/en/home/blog/2020/apres-la-covid-19--les-femmes-africaines-doivent-retrouver-de-me.html

--- Article text goes here ---