Inteligência Colectiva na resposta à COVID-19

23 de May de 2020

Figura 1: Coordenadora de Programas do Fundo Global para o VIH em Angola durante a sessão de sensemaking ©AccLabAO

O Laboratório de Aceleração pôs em prática uma série de protocolos para apoiar os esforços para a resolução dos problemas de desenvolvimento mais complexos do século, substituindo os métodos tradicionais menos eficazes. A Inteligência Colectiva (CI, sigla em inglês) é um dos protocolos mais valorizados dentro da Rede dos Laboratórios de Aceleração, que está a passos de se tornar a maior rede de sempre de aprendizagem sobre os desafios de desenvolvimento.

Em termos simples, a inteligência colectiva permite que grupos de pessoas trabalhem juntos, muitas vezes com o auxílio da tecnologia, para que mais informação, conhecimento e ideias sejam mobilizados e direccionados para a resolução de problemas.

À medida que os países lutam contra a nova pandemia global, as comunidades e os governos em todo o mundo começam a implementar cada vez mais a CI para traçar a sua resposta à COVID-19. Do nosso lado, estamos felizes por saber que Angola também está a seguir o mesmo caminho, para elaborar uma resposta eficaz à pandemia.

Figura 2: Participantes do sensemaking Dia 3. © AccLabAO

Aplicação do método Sensemaking para a resposta ao COVID-19

No contexto actual, verificamos  que os avanços na tecnologia digital contribuíram para inteligência colectiva, dando origem a conquistas, como o aumento de conexões humanas, criação de mais e novas ideias a partir de novas fontes de dados, juntamente com uma crescente necessidade de compreender o portfólio de soluções já existentes e explorar, colectivamente, os recursos, as capacidades e as parcerias disponíveis para lidar com a pandemia global de rápida evolução.

A aplicação do sensemaking, na prática, inclui a elaboração de uma série de conversas bem estruturadas, capazes de gerar uma visão abrangente da escala, diversidade, impacto e outros aspectos das acções que estão a ser desenvolvidas por uma equipa, organização, país ou até o mundo. Por este motivo, o Laboratório de Aceleração de Angola (AccLabAO) foi convidado pelo Fundo Global para VIH, Malária e Tuberculose, bem como pelo Gabinete de Saúde do Governo Provincial de Luanda, para ajudar a facilitar workshops de sensemaking, a fim de esclarecer alguns aspectos do trabalho que está a ser desenvolvido pelos agentes envolvidos em acções comunitárias, identificar esforços sobrepostos e possíveis sinergias a serem consideradas na estruturação de uma resposta da comunidade à COVID-19. Este processo geralmente requer um considerável período de execução, desde a preparação dos workshops até à análise da informação, mas, neste caso, o trabalho foi realizado muito rapidamente - realizado em apenas três dias - devido ao contexto de emergência e para melhor se aproveitar o tempo disponível para gerar colectivamente conhecimentos úteis e espaço de aprendizagem para a resposta à pandemia.

Este convite surgiu após o Governo Provincial de Luanda e, especificamente, o Gabinete Provincial da Saúde, terem identificado a necessidade de criar um Plano Estratégico único que reunisse todos os actores que desenvolvem actividades comunitárias para responder ao surto de COVID-19, nomeadamente instituições religiosas, Sociedade Civil e Agências da ONU. Cada um dos grupos de actores foi mobilizado para uma sessão de meio dia, começando pelas instituições religiosas.

Estes workshops mostraram-nos que esta crise também pode ser uma oportunidade, criando bases para que surjam novas parcerias e maior sincronia entre os actores, algo curiosamente novo para algumas destas organizações, que actuam no mesmo campo de trabalho há já muitos anos. Também abriu as portas do Governo Provincial para novos métodos participativos e novas formas de impulsionar o desenvolvimento, ouvindo soluções e actores locais que sempre trabalharam com as comunidades. Tal como os membros da Plataforma Inter-religiosa mencionaram: “Nós não vamos às comunidades, nós estamos nas comunidades, nós somos a comunidade”.

É amplamente aceite que esta pandemia se propaga a um ritmo ALUCINANTE, por isso é necessário que NÓS, os países, a nação, não percamos todo o desenvolvimento conquistado ao longo das últimas décadas, o trabalho desenvolvido deve ser reavaliado, devemos conectar os nossos cérebros e acelerar a maneira como aprendemos a lidar com esta questão global. Embora a mudança não ocorra da noite para o dia, acreditamos que, se permanecermos alinhados e trabalharmos com rapidez e eficiência, será uma questão de tempo até superarmos isto. Não deixe de acreditar. Nós vamos superar isto.