Angola no Equador: a experiência!

5 de November de 2019

 

Apesar de tantas horas até o destino, nada retirou-nos a vontade de participar e contribuir com o maior esntusiamo possível para aquilo que podemos chamar "Missão Q ,juito".

 

Angola no Equador: a experiência!

No dia 28 de setembro de 2019, o quarteto angolano aterrou em Quito, Equador, após cerca de 20 horas de voo, para assistir a um dos maiores encontros de mentes diversas que se juntaram para aprender como enfrentar os desafios mais complexos da actualidade. Apesar do número de horas de vôo até ao destino, a vontade de participar e contribuir com o maior entusiasmo possível para aquilo que chamamos de "Missão Quito" não foi abalada. Tal como a maioria dos outros participantes, estávamos ansiosos por atravessar o oceano e participar no Bootcamp do Laboratório Acelerador (AccLab) na cidade histórica de Quito, para mapear soluções, explorar e testar o que poderá funcionar (ou não) para enfrentar, de forma mais eficaz, os desafios ambientais, sociais e económicos mais urgentes do século XXI.

 

 

A quinta sessão deste ciclo de formação que foi dirigida pelo Global Team do AccLab, em colaboração com Agência do PNUD no Equador, capacitou com excelentes ferramentas os representantes de doze países, oriundos de diversas partes do mundo, desenvolvendo o seu conhecimento sobre os protocolos que fazem parte do AccLab, oferecendo uma nova perspectiva sobre a forma como os problemas são vistos e solucionados. O workshop de cinco dias foi dividido em várias actividades tais como o "safari de soluções", um exercício focado em treinar o olhar para observar para além da primeira camada, através do registo fotográfico e escrito de entrevistas, a fim de encontrar soluções extraordinárias e inesperadas, na sua maioria já desenvolvidas por indivíduos ou comunidades. Este exercício complementa a primeira etapa de aprendizagem do AccLab, o sensing (sentir), seguida pela exploração, experimentação e crescimento, completando, assim,  todo o ciclo. Além disso, mapeámos o nosso ecossistema, onde traçamos a posição do AccLab Angola, os seus limites, onde ele começa e termina, e a relação com os seus parceiros e actores chave.

 

 

Além disso, um dos principais momentos desta semana especial foi “Tornarmo-nos mais inteligentes juntos”. Mas o que significa isto exatamente? Boa questão. Simples resposta: você, eu, nós, podemos trazer a mudança que precisamos, aquela que procuramos para enfrentar os desafios mais complexos que juntos atravessamos. Inteligência colectiva, é uma ferramenta que reúne três ingredientes: grupos diversos de pessoas, dados e tecnologia. Com base nisto, a inteligência colectiva é mais abrangente, mais eficaz e mais poderosa do que qualquer outro conhecimento produzido de modo isolado, uma vez que o conhecimento pode ser produzido e desenvolvido colectivamente. Assim sendo, podemos dizer que ao explorar a inteligência colectiva estaremos a equipar-nos com uma nova e mais ampla gama de informações, ideias e perspectivas para lidar com as mudanças actuais. É extremamente importante realçar que o protagonista das ideias que podem alterar o status quo actual pode ser você ou a sua comunidade. Nós, como parte da rede AccLab, estamos dispostos a aprender, apoiar e ampliar essas soluções, para que sejam disseminadas não apenas localmente, mas também em todo o mundo.

Para nós, o Quarteto AccLab Angola, fazer parte desta corrida mundial não é apenas uma conquista nacional, mas também uma oportunidade de estar na linha da frente da mudança neste século.

Assim como o Equador, Angola também ama a vida!