PNUD e Universidades angolanas assinam Memorandos de Entendimento para promover a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Photo: UNDP Angola

Luanda, 18 de Julho de 2018. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola assinou dois Memorandos de Entendimento (MdE), com a Universidade Lusíada de Angola e com a Universidade Católica de Angola, respetivamente, nos dias 16 e 17 de Julho de 2018. Os Memorandos visam proporcionar um quadro de cooperação e reforçar a cooperação em áreas de interesse mútuo, para aumentar a eficácia dos esforços de desenvolvimento no contexto dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nas áreas de erradicação da pobreza, governação, resiliência e género, entre outras.

Durante o acto da assinatura na Universidade Lusíada de Angola, o Director do PNUD em Angola., Henrik Fredborg Larsen, salientou que as universidades têm um papel fundamental para apoiar o país para aprofundar o desenvolvimento de Angola e avançar na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.  “Não podemos deixar de referir a janela de oportunidades como parceiros, almejamos missões similares e desejamos cooperar em áreas de interesse mútuo, com a promoção do acesso a novas oportunidades criadas pela Agenda 2030 e os ODS com particular ênfase sobre os jovens” declarou o Director do PNUD em Angola, destacando também o reforço das capacidades e competências profissionais através de oportunidades de pós-graduação e de estágios profissionais não remunerados no PNUD para os estudantes das duas Universidades.

O Reitor da Universidade Lusíada de Angola, Professor Mário de Andrade, afirmou que “ A assinatura deste Memorando com o PNUD é uma honra para a nossa Universidade, não só pelo historial e programa curricular da Universidade, mas principalmente pelo prestígio e a experiência do PNUD na área de desenvolvimento e futuro apoio no reforço das capacidades através dos especialistas da organização. Acreditamos ainda, que esta parceria que agora se inicia vai beneficiar os nossos estudantes e nos ajudar a construir soluções que sirvam ao país e ao bem-estar das populações angolanas, no que toca ao combate à corrupção, erradicação da pobreza, melhorar o nível de equidade e acesso aos serviços básicos, além dos programas de estágios que poderão os nossos recém-formados”.

Por seu lado, o Vice-Reitor para a Investigação e Extensão Universitárias  da Universidade Católica de Angola, Padre Dr. Jerónimo Cahinga ressaltou a relevância de cooperar para avançar na realização do desenvolvimento económico e social sustentável. No acto de assinatura participou a Vice-Reitora para Área Académica, Dra. Maria Helena dos Santos Miguel.

Recorde-se que o PNUD trabalha com parceiros em vários países para promover, entre outros desideratos, o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, o progresso das mulheres, a boa governação e o Estado de direito.

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Angola 
Ir a PNUD Global

A

A ex-República jugoslava da Macedônia Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Suazilândia Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue