INE e PNUD assinam Memoradum de Entendimento para reforçar a colaboração em matéria de estatísticas nacionais

Photo: UNDP Angola

Luanda, 18 de Julho de 2018. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola assinou dois Memorandos de Entendimento (MdE), com a Universidade Lusíada de Angola e com a Universidade Católica de Angola, respetivamente, nos dias 16 e 17 de Julho de 2018. Os Memorandos visam proporcionar um quadro de cooperação e reforçar a cooperação em áreas de interesse mútuo, para aumentar a eficácia dos esforços de desenvolvimento no contexto dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nas áreas de erradicação da pobreza, governação, resiliência e género, entre outras.

Durante o acto da assinatura na Universidade Lusíada de Angola, o Director do PNUD em Angola., Henrik Fredborg Larsen, salientou que as universidades têm um papel fundamental para apoiar o país para aprofundar o desenvolvimento de Angola e avançar na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.  “Não podemos deixar de referir a janela de oportunidades como parceiros, almejamos missões similares e desejamos cooperar em áreas de interesse mútuo, com a promoção do acesso a novas oportunidades criadas pela Agenda 2030 e os ODS com particular ênfase sobre os jovens” declarou o Director do PNUD em Angola, destacando também o reforço das capacidades e competências profissionais através de oportunidades de pós-graduação e de estágios profissionais não remunerados no PNUD para os estudantes das duas Universidades.

O Reitor da Universidade Lusíada de Angola, Professor Mário de Andrade, afirmou que “ A assinatura deste Memorando com o PNUD é uma honra para a nossa Universidade, não só pelo historial e programa curricular da Universidade, mas principalmente pelo prestígio e a experiência do PNUD na área de desenvolvimento e futuro apoio no reforço das capacidades através dos especialistas da organização. Acreditamos ainda, que esta parceria que agora se inicia vai beneficiar os nossos estudantes e nos ajudar a construir soluções que sirvam ao país e ao bem-estar das populações angolanas, no que toca ao combate à corrupção, erradicação da pobreza, melhorar o nível de equidade e acesso aos serviços básicos, além dos programas de estágios que poderão os nossos recém-formados”.

Por seu lado, o Vice-Reitor para a Investigação e Extensão Universitárias  da Universidade Católica de Angola, Padre Dr. Jerónimo Cahinga ressaltou a relevância de cooperar para avançar na realização do desenvolvimento económico e social sustentável. No acto de assinatura participou a Vice-Reitora para Área Académica, Dra. Maria Helena dos Santos Miguel.

Recorde-se que o PNUD trabalha com parceiros em vários países para promover, entre outros desideratos, o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, o progresso das mulheres, a boa governação e o Estado de direito.