PNUD dialoga com os jovens estudantes ¶

--- Image caption ---

Luanda, 20 de Novembro de 2018. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em coordenação com a Universidade Católica de Angola (UCAN), apresentou a “Actualização estatística dos Indicadores e Índices de Desenvolvimento Humano de 2018” do PNUD, assim como o estudo do PNUD sobre “Tendências da Desigualdade de Rendimentos na África Subsariana”.

O evento decorreu no Auditório da Faculdade de Ciências Económicas da Universidade Católica de Angola e contou com a mensagem de abertura do Professor Dr. João Van-Dúnem, estudantes, pesquisadores e professores, entre outros convidados.

Nos seus comentários o professor Dr. Gouveia Neto destacou a relevância que os temas abordados têm não só para o país, mas também para os estudantes e os professores.

Glenda Gallardo, Conselheira Económica Sénior do PNUD, ressaltou, entre outros, a urgência de combater as desigualdades entre e dentro dos países para poder avançar no desenvolvimento humano. O valor do IDH de Angola em 2017 foi de 0.581 – colocando-o na categoria de país de desenvolvimento humano médio, na posição 147 do total de 189 países e territórios. Entretanto, quando o valor do IDH de Angola (0.581) é descontado pela desigualdade, o IDH reduz para 0.393, uma perda de 32.4%, devido à desigualdade na distribuição dos índices de dimensão do IDH.

Em consequência, foi aberto um diálogo com os estudantes sobre questões relativas ao desenvolvimento humano, a desigualdade de rendimentos e a erradicação da pobreza.

Na perspetiva dos estudantes e professores, ficou marcada a urgência da erradicação da pobreza multidimensional e a redução das desigualdades, para acelerar o desenvolvimento humano e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Apresentação em pdf realizada pela Dra. Glenda Gallardo, Conselheira Económica Sénior do PNU