Adesão ao Pacto Global das Nações Unidas

--- Image caption ---

Luanda – Na sexta-feira 25 deste Mês, o Porto de Luanda em parceria com a Associação Cristã de Gestores e Dirigentes (ACGD) com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola realizaram no Hotel Diamante em Luanda, a Cerimonia Pública sobre a Solicitação de Adesão ao Pacto Global das Nações Unidas.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado da Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Dr.  Mário Dominguês, acompanhado pela Consultora do PNUD em Angola para Parcerias, Dr.ª Kámia de Carvalho, pelo Presidente do Conselho de Administração, Dr. António Alberto Bengue, Membros do Conselho da Administração da Empresa Portuária de Luanda, E.P, trabalhadores e Sociedade Civil entre outros.  

Reitera-se que o Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adopção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceites nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios.

Durante a sua intervenção a consultora do PNUD que falou em nome do Representante Residente do PNUD em Angola, referiu que o papel das Nações Unidas é facilitar os processos e aplicar as orientações ligadas ao alinhamento e compromisso das empresas em relação aos princípios da ‘’Global Compact’’.O Sector Empresarial Público é um parceiro fundamental para a iniciativa e a adesão voluntária através do cumprimento dos requisitos necessários será um importante indicador do compromisso com um desenvolvimento sustentável para Angola, frisou. 

De realçar que A criação de uma Rede Local do Pacto Global em Angola conta com o apoio das Nações Unidas através da mobilização de vários actores e dos sectores privado e empresarial público, das organizações da sociedade civil e de outras entidades  que possam contribuir para o estabelecimento em Angola de um empresariado comprometido com os princípios do Pacto Global e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.