ONU trabalha em conjunto com o governo para tornar o país mais resiliente aos desastres naturais

Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Victória da Conceição, no Sul do país. ©ONU Angola

Em conjunto com o Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNISDR), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está a realizar durante esta semana em Luanda um workshop sobre a Redução do Risco de Desastres. O seminário está dirigido a funcionários da Protecção Civil das diversas províncias angolanas, técnicos dos diferentes Ministérios, líderes da sociedade civil, doadores e representantes de organizações internacionais.

O objectivo do seminário é aumentar o conhecimento sobre riscos de desastres naturais, bem como potenciar o envolvimento e o engajamento das partes interessadas, por meio de uma melhor consciencialização sobre a avaliação do risco de desastres e modelagem de risco. A sessão de abertura da actividade contou com a presença do Secretário de Estado do Interior (e Ministro em exercício), Hermenegildo José Félix, da Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Victória da Conceição, da Ministra da Educação, Cândida Teixeira e da Ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, o que representa um claro compromisso e engajamento de várias áreas do executivo com as questões ligadas à redução de riscos de desastres naturais.

Devido às alterações climáticas, o número de desastres e a magnitude dos seus impactos têm aumentado nas últimas décadas, e em concreto África está extremamente sujeita às consequências destes eventos. Durante a abertura da actividade, o Coordenador Residente da ONU em Angola, Paolo Balladelli, disse “todos estamos preocupados com os ciclos recorrentes de secas e cheias que impactam negativamente nas populações do Sul de Angola, com perdas de vidas humanas, danos ingentes às infraestruturas, às culturas, ao bem-estar das comunidades e ao crescimento económico do país, derivando num sério prejuízo para a capacidade de Angola, da sociedade angolana e da sua economia de prosperar e atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. “É de se referir o grande resultado conjunto obtido pelo Governo, com a ONU liderada pelo PNUD, o Banco Mundial e a União Europeia que permitiu em 2016 realizar a Avaliação Pós-Desastre no Sul do país e o Quadro de Resiliência como uma ferramenta de grande valor entre o Governo e os parceiros para aumentar a resiliência das populações das províncias da Huíla, Cunene e Namibe aos efeitos da seca”, salientou o Coordenador.

No seminário irá discutir-se a importância do Acordo Quadro de Sendai e a sua ligação com os ODS para a Redução do Risco de Desastres (RRD) a nível nacional e internacional. Os participantes vão partilhar conhecimento técnico-científico e melhorar a compreensão sobre como desenvolver estratégias de RRD para inundações e secas, com base na avaliação provável de riscos e no estado do conhecimento técnico e científico disponível.

A UNISDR e a Fundação de Pesquisa CIMA elaboraram os perfis de risco probabilístico para Angola, fazendo algumas projecções de impactos a longo prazo, tanto de inundações como de secas. Baseando-se nestes perfis, e na base de dados nacional sobre perdas e prejuízos de desastres, constituir-se-á a base para uma análise do orçamento nacional e dos gastos, e permitir-se-á uma priorização do orçamento, com vista a reduzir o efeito de desastres em Angola. Este projecto, igualmente como o workshop, é financiado pela União Europeia.

Aceda ao discurso do Coordenador Residente da ONU em Angola, Paolo Balladelli: Discurso de abertura do workshop sobre a Redução do Risco de Desastres – Construção de Resiliência aos Desastres Naturais nas Comunidades, Países e Regiões da África Subsaariana.