Ministério do Interior e PNUD Assinam Protocolo de Cooperação na área dos Direitos Humanos

© PNUD Angola

O Secretário de Estado do Interior ,  José Bamóquina Zau, e o Representante Residente Interino do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, Henrik Fredborg Larsen,  fortaleceram a parceria  com a assinatura de um Protocolo Cooperação em matéria de direitos humanos na aplicação da lei.

O acto aconteceu às 10 horas de Quinta-Feira dia 20 de Junho na Sala de Conferências do Ministério do Interior, na presença de altos funcionários dos Ministérios do Interior e da Justiça e dos Direitos Humanos.

O protocolo tem como propósito viabilizar assistência técnica , assessoria, formação, divulgação, educação e sensibilização, com destasques para  a monitoria, avaliação e estatísticas sobre Direitos Humanos, aplicação da lei e Direitos Humanos, capacitação institucional em Direitos Humanos, e a melhoria  das relações entre agentes da ordem pública e os cidadãos.

Durante a sua intervenção, o Secretário de Estado do Interior reiterou a disponibilidade e o interesse inequívoco do seu  Ministério em continuar a trabalhar com o Sistema das Nações Unidas em Angola, na Promoção dos Direitos Humanos, abrindo assim uma nova fase para a cooperação entre as partes.

Para o Representante Residente Interino do PNUD em Angola, a parceria é estratégica, e o PNUD coloca a disposição do país a sua experiência de mais de 100 países na área de boa governação, estado de direito, justiça e direitos humanos.