Ministério do Ambiente e PNUD implementam acções para preservação da Camada de Ozono

Fonte: www.un.org

No âmbito da comemoração do Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, a 16 de Setembro, o Ministério do Ambiente em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, realizam Jornadas Técnicas alusivas ao dia, nas províncias de Uíge, Cabinda e Cunene.

Esta data foi instituída com o objectivo de sensibilizar os Países e as populações sobre a importância da preservação da Camada do Ozono para o benefício do equilíbrio da vida na Terra. 

O tema de 2018  “Mantenha a calma e continue: o protocolo de Montreal”, constitui  uma chamada de atenção no sentido de  todos continuarmos  o trabalho exemplar de protecção da Camada de Ozono e do clima no quadro do Protocolo de Montreal.

Comportando duas interpretações – protecção da Camada do Ozono e do Clima  e  o Protocolo de Montreal  todos constituem um tratado “legal”,  e ilustram um sucesso sem precedente.

Como resultado dos esforços conjuntos entre o Ministério do Ambiente e o PNUD, kits de ferramentas, identificadores de gases refrigerantes de ar condicionado, frigoríficos e arcas frigorificas, batas de laboratório e filtros foram doados aos Centros de Análise Laboratorial para apoiar o trabalho dos técnicos do Ministério do Ambiente, Serviços Alfandegários, Policia Económica e Policia de Fronteira. O sector encontra-se assim mais apetrechado com as ferramentas necessárias e capacitação dos recursos humanos para o cumprimento dos compromissos assumidos com o Protocolo de Montreal.

Recorde-se que a camada de ozono, um escudo de gás frágil, que protege a Terra dos  raios  solares ultravioletas, ajuda a preservar a vida no planeta consequentemente a saúde humana e dos ecossistemas. A eliminação progressiva dos usos controlados de substâncias destruidoras da camada de Ozono e as respectivas reduções não só ajudam a proteger a camada de Ozono para esta e para as futuras gerações, mas também contribuem significativamente para os esforços globais  de resiliência às mudanças climáticas.