Mensagem do Administrador do PNUD, Achim Steiner na ocasião do Dia Internacional da Mulher (08 de Março)

ONU MULHERES

Tema: "Pensemos Igual, Construamos com Inteligência, Inovemos para a Mudança"

Mulheres e meninas estão impacientes por mudanças, e é fácil entender porquê.

As mulheres ainda ganham apenas 77 centavos por cada dólar que os homens ganham pelo mesmo trabalho.

Pelo menos 200 milhões de mulheres e meninas que vivem hoje sofreram mutilação genital feminina.

As mulheres representam apenas 24% dos acentos parlamentares.

35% das mulheres no mundo sofreram violência física e / ou sexual.

Claramente, ainda temos um longo caminho a percorrer e devemos ser inovadores na exploração de novas formas de trabalhar e pensar.

Inovações transformadoras não precisam ser caras ou chamativas. Tecnologias simples, inovações locais e novas práticas que mudam atitudes, normas ou preconceitos sociais também podem fazer a diferença. Basta considerar a independência financeira que o mobile banking deu a inúmeras mulheres.

No entanto, há uma crescente divisão digital de género e as mulheres estão sub-representadas no campo da ciência, tecnologia, engenharia, matemática e design.

Precisamos de ideias, ideias e experiências de mulheres para informar o design e a implementação dessas inovações para que atendam às necessidades das mulheres sem deixar ninguém para trás.

Quando as mulheres ficam de fora da conversa, elas são excluídas da criação das inovações que moldam nosso futuro.

As Nações Unidas têm um papel vital a desempenhar e, no PNUD, temos várias iniciativas para ajudar neste trabalho.

O Innovation Facility do PNUD investiu em mais de 140 experiências inovadoras em 87 países e territórios. Recentemente, lançamos uma nova rede de Accelerator Labs em 60 países, para explorar novas parcerias e ideias não convencionais para inspirar mudanças e criar novas oportunidades que beneficiarão mulheres e homens.

Ao celebrarmos o Dia Internacional da Mulher de 2019, vamos unir forças para convidar líderes do sector, start-ups que desafiam a mudança, empreendedores sociais e ativistas para ajudar a superar a divisão digital de género - trabalhar juntos, partilhar suas inovações e remover barreiras contra as mulheres, a fim de acelerar o progresso rumo à igualdade de género verdadeira e universal.

Reconhecendo que a inovação tem desempenhado um papel fundamental na promoção da igualdade de género, exorto a comunidade global - e comprometo o PNUD - a aproveitar ainda mais a tecnologia para melhorar as vidas de mulheres e meninas ouvindo-as, incluindo-as, expandindo suas escolhas e aumentando o investimento nelas.