INE e PNUD assinam Memoradum de Entendimento para reforçar a colaboração em matéria de estatísticas nacionais

© PNUD em Angola

Luanda, 13 de Junho de 2018. Com o objectivo de reforçar a colaboração entre o PNUD e o INE em materia de estatísticas nacionais do país, o Instituto Nacional de Estatísticas de Angola (INE), através do seu Director, Camilo Ceita e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), através do seu Director,. Henrik Fredborg Larsen assinaram hoje em Luanda, o Memorandum de Entendimento, referente ao período de 2018 a 2020.

“Com a assinatura deste Memorando vamos fortalecer ainda mais a parceria existente, que já tem produzido resultados conjuntos satisfatórios e posso afirmar que estou muito impressionado com a qualidade do trabalho desenvolvido pelo INE na área de estatísticas nacionais”, frisou o Director do PNUD em Angola. Henrik Larsen completou: “É uma honra para nós e  a nossa prioridade é apoiar os esforços do país para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através do fortalecimento da parceria entre as duas instituições, no que toca a implementação das estatísticas nacionais para o desenvolvimento do país”.

 “Agradeço a oportunidade de continuar a trabalhar com o PNUD e o nosso lema é trabalhar em prol de estatísticas de qualidade do país, e pretendemos ser uma das referências a nível regional e global, e para isso contamos com a assistência técnica do PNUD”, salientou Camilo Ceita. “Vemos com muito bons olhos a assinatura deste Memorando, não só no ponto de vista estatístico, porque o PNUD é uma das Agências com maior visibilidade em relação ao Governo, mas também pelo potencial da divulgação dos ODS, junto dos orgãos de informação, governos provinciais, escolas, universidades, com ênfase na  informação e comunicação sobre a importância da Agenda 2030 para o país” finalizou o Director do INE em Angola.

Recorde-se que o PNUD, representado pelo seu Escritório em Angola, está interessado em melhorar as suas actividades de desenvolvimento em políticas e estratégias para promover: a) o crescimento inclusivo e sustentável, de acordo com o processo de graduação de País Menos Avançado (PMA; b) a governação participativa e a modernização das instituições públicas para prestação de serviços eficazes; c) os direitos humanos, o acesso à justiça para todos os cidadãos e o empoderamento das mulheres; e d) o Ambiente e a Prevenção e Recuperação de Crises e o Desenvolvimento Económico. Por seu lado, o INE é uma organização devidamente instituída ao abrigo das leis de Angola e empenhada em produzir e divulgar, de forma eficiente, informação estatística de qualidade e relevante para apoiar o desenvolvimento económico e social do país.