Workshop sobre a liderança para o avanço da igualdade de género

--- Image caption ---

Luanda, 19 de Julho de 2018. “A Igualdade de Género é integral para o alcance da Agenda dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. A promoção da Igualdade de Género contribui de forma decisiva para o desenvolvimento económico e social equitativa, garantindo o aproveitamento de todo o capital humano”, afirmou o Director do PNUD em Angola, Henrik Fredborg Larsen, durante o seu discurso na sessão de abertura do workshop sobre Liderança para o Avanço da Igualdade de Género, organizado pelo PNUD, em parceria com as Embaixadas do Reino Unido e da Noruega em Angola, que decorreu de 17 à 19 de Julho em Luanda.

Henrik Larsen frisou que ainda existem situações de desigualdade e de assimetrias entre homens e mulheres a vários níveis. Essas desigualdades constituem barreiras, por exemplo, para a ascensão de mulheres a cargos de liderança. Para combater esses desafios, uma das componentes dessa mudança é o nivelamento de género nas estruturas de poder, o desmantelamento de estereótipos e de práticas discriminatórias, e continuar com a promoção da igualdade de género nos sistemas e nas formas de trabalho das organizações dentro das comunidades e nos lares”.

De salientar que o workshop contou com a participação activa de 25 representantes  de organizações da sociedade civil (OSC), do sector privado e de ministérios e outros organismos governamentais e visou reforçar as capacidades e o conhecimento de gestores e líderes organizacionais, para a promoção da igualdade de género e o empoderamento das mulheres.

Enquadrado no Projecto “Promoção do Empoderamento da Mulher Angolana Através das Organizações da Sociedade Civil” implementado pelo PNUD em parceria com as Embaixadas do Reino Unido e da Noruega em Angola, com este workshop pretende explorar e analisar as dimensões contextuais e organizacionais do trabalho sobre igualdade de género e diferentes formas de liderança, promovendo uma abordagem transformativa que prioriza a igualdade de género. Pretende-se também identificar e fortalecer as competências individuais

No final do workshop todos os formandos demonstraram a sua satisfação pelas várias sessões temáticas realizadas durante os três dias  e cada participante fez um compromisso para a promoção da igualdade de género ao nível individual e profissional. Ficou acordado, que no dia 16 de Outubro de 2018, haveria um novo encontro para em conjunto fazerem o seguimento sobre o ponto de situação dos respectivos compromissos