Dia Mundial da Vida Selvagem 2019: Vida abaixo da água: para as pessoas e o planeta

Uma tartaruga nada por um recife de coral nas Maldivas, by Coral Reef Image Bank/Jayne Jenk

As espécies marinhas fornecem serviços ecossistêmicos indispensáveis. O plâncton enriquece a atmosfera com oxigênio e mais de 3 bilhões de pessoas dependem da biodiversidade marinha e costeira para o seu sustento e como meio subsistência. Calcula-se que os recursos marinhos e costeiros e as indústrias que eles apoiam valem pelo menos 3 trilhões de dólares por ano, cerca de 5% do PIB global.

A gestão e proteção sustentáveis ​​dos ecossistemas marinhos e costeiros são os objetivos do Objetivo 14 da Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Hoje, a vida oceânica está sob severa pressão, variando das mudanças climáticas à poluição, à perda de habitats costeiros e à superexploração de espécies marinhas. Cerca de um terço dos estoques comerciais de peixes são sobre-pescados, e muitas outras espécies - de albatrozes a tartarugas - são ameaçadas pelo uso insustentável dos recursos oceânicos.

A boa notícia é que as soluções estão disponíveis. Por exemplo, onde as pescas são administradas cientificamente, a maioria das unidades ‘’populacionais’’ de peixes tem uma boa chance de recuperação. A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Ameaçadas de Extinção está a aumentar a regulamentação das espécies marinhas. E a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) está envolvida na elaboração de um quadro global de biodiversidade pós-2020.

Neste Dia Mundial da Vida Selvagem, vamos aumentar a conscientização sobre a extraordinária diversidade da vida marinha e a importância crucial das espécies marinhas para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, podemos continuar a fornecer esses serviços para as gerações futuras.

Mais sobre o assunto em https://news.un.org/pt/story/2019/03/1662791