Debate de Alto nível da Assembleia Geral

--- Image caption ---

A sede da organização deve acolher 150 chefes de Estado, de governo e outros representantes dos 193 Estados-membros.

Discursos

Os discursos da 73ª sessão da Assembleia Geral começam com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

O primeiro país a falar, como de hábito, será o Brasil, representado pelo presidente Michel Temer. Segue-se os Estados Unidos, país anfitrião, com o presidente Donald Trump. Moçambique será o segundo lusófono a intervir no primeiro dia.

Na quarta-feira, discursa Angola, Cabo Verde e Portugal. No dia seguinte, em seguida a Guiné-Bissau de Timor-Leste. São Tomé e Príncipe, no sábado, como o último país lusófono a discursar.

Temas

O tema desta sessão da ONU é “Tornar a ONU relevante para todos – liderança global e responsabilidade partilhada para sociedades pacíficas, inclusivas e sustentáveis”.  

Questões como a guerra na Síria, o conflito nas Coreias e mudança climática serão debatidas, mas também temas sobre as Nações Unidas, como a reforma da organização.

Eventos

Ao longo destes dias, serão organizados inúmeros eventos e encontros bilaterais à margem do debate geral na sala da Assembleia Geral.

Nesta terça-feira, realizar-se-á o Painel de Alto Nível sobre Migração e Transformação Estrutural em África. No dia seguinte, acontece o primeiro encontro de Alto Nível dedicado à tuberculose, com a participação de cerca de 50 chefes de Estado e de governo.

Ainda nesta terça-feira, são organizados eventos sobre manutenção de paz, Venezuela, educação de meninas e Sudão do Sul.

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2018/09/1639522