Celebração em Angola comemora os 73 anos das Nações Unidas

©ONU

A Organização das Nações Unidas, ONU, foi criada a 24 de Outubro de 1945. Um dos seus principais objectivos foi impedir outro conflito armado global na sequência da Segunda Guerra Mundial. Na sua fundação, a organização contava com 51 Estados-membros que se uniram em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos. Hoje em dia, a ONU conta com 193 Estados-membros.

Em Angola, a cerimónia de celebração do Dia das Nações Unidas foi co-organizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MIREX) e ONU. O evento teve lugar no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, e contou com a intervenção do Secretário de Estado das Relações Exteriores, Téte António, antecedida pelo discurso de abertura do Coordenador da ONU e Representante Residente do PNUD em Angola, Paolo Balladelli. Participaram da celebração vários membros do Executivo angolano, como foi o caso do Ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, da Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Victória da Conceição, e dos Secretários de Estado da Comunicação Social, do Ambiente e dos Desportos. Marcaram presença também Embaixadores presentes em Angola, representantes da sociedade civil e das agências das Nações Unidas com presença no país.

O Coordenador Residente em Angola, Paolo Balladelli, referiu o Quadro de Parceria, no qual assenta a actual colaboração entre o Governo e o o Sistema da ONU, lembrando que “um novo quadro de cooperação será desenvolvido entre a ONU e o Executivo no próximo ano, de forma a que esta parceria esteja ainda mais alinhada com o actual PDN 2018-2022, as reformas do sistema da ONU em curso e ao contexto actual nacional e internacional”. “No Dia das Nações Unidas, a ONU no Mundo e em Angola reafirma o compromisso de não deixar ninguém para trás. E neste compromisso de «não deixar ninguém, para trás», a ONU atribui um enfoque especial à Juventude. Para o efeito, esta organização aprovou recentemente a Estratégia da ONU para a Juventude, como um marco orientador para todo o Sistema, com vista a incrementar o seu trabalho com este grupo, nos três eixos: Paz e Segurança, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável, em todos os contextos, e a meu ver, bastante pertinente para o caso de Angola, onde os jovens constituem a maior camada populacional”, salientou o Coordenador. “Gostaria de aqui reiterar o nosso forte compromisso em apoiar este belo país, a concretizar os seus almejos de desenvolvimento económico social, da sua consolidação democrática e do seu importante papel a nível regional e internacional”, concluiu.

O Secretário de Estado das Relações Exteriores, Téte António, lembrou que Angola é um Estado-membro das Nações Unidas desde 1976 e, desde essa data, reafirma o compromisso com a instituição, contribuindo para os propósitos expressos na sua Carta e participando activamente nos vários órgãos da organização, como é o caso da Assembleia Geral. “Sublinhamos a nossa firme determinação de continuar a trabalhar em conjunto com a ONU em Angola, a fim de promover maior cooperação multilateral e aumentar a disponibilidade de recursos para enfrentar os desafios económicos e sociais urgentes, especialmente a erradicação da pobreza e da fome. Apoiamos e contribuímos nos trabalhos desenvolvidos pelas Nações Unidas e suas Agências, em particular aquelas que operam no país”, concluiu o Secretário de Estado.

A cerimónia continuou com a visita à mostra fotográfica exposta no Memorial Dr. Agostinho Neto, que ilustra o trabalho que as várias Agências das Nações Unidas presentes no país desenvolve em Angola. A exposição está aberta ao público até ao dia 18 de Novembro de 2018.

Discurso proferido pelo Coordenador Residente e Representante Residente do PNUD em Angola na cerimónia de celebração do Dia das Nações Unidas.