Angola precisa investimentos do sector privado para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis

UNDP Angola

“O engajamento do sector privado na promoção dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é fundamental para que os Países possam alcançar o desenvolvimento inclusivo e sustentável que todos esperamos. A responsabilidade social empresarial é hoje entendida como parte integrada do core-business das empresas através dos investimentos com impacto social e que promovem a sustentabilidade.

Por esta razão, o PNUD trabalha com o sector privado focado nos ODS e na promoção acções de grande impacto que possam ser um exemplo de mobilização de recursos financeiros e de recursos humanos em prol ao desenvolvimento (SDG Impact Investments).”

Esta foi a mensagem do Representante Residente do PNUD em Angola, Henrik Fredborg Larsen, durante o lançamento  hoje em Luanda, da Rede Nacional de Responsabilidade Social Empresarial, denominada “RARSE”, com objectivo de promover a criação de uma plataforma que articule os projectos das várias empresas com as necessidades da população.

Participam do encontro gestores, empresários, representantes do Executivo, de empresas públicas e privadas, ONG, profissionais da comunicação e de marketing, entre outros.

Por seu lado, a Ministra da Educação, Cândida Teixeira, afrimou que  “Os países que detêm uma boa educação, que zelam pelo cumprimento das leis, que condenam a corrupção, os privilégios e praticam a cidadania, têm como consequência um desenvolvimento social e económico bem sucedido”.

Recorde-se que esta iniciativa foi apresentada durante o 3º Fórum de Responsabilidade Social e Cidadania, e é resultante da assinatura de um memorando de entendimento entre a The Bridge e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), agência especializada das Nações Unidas que trabalha com países membros da organização mundial na promoção do desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza.

Durante o Fórum foram abordados temas divididos em quatro painéis, ligados a importância de uma Rede de Responsabilidade Social Empresarial em Angola, a Implementação da RARSE em Angola, o Modelo e Governança da RARSE e a sua componente jurídica.

Com o lançamento da RARSE, pretende-se: promover a coordenação e a interação entre as pessoas interessadas; desenvolver acções conjuntas definindo metas para apoiar os esforços de desenvolvimento nacional e de cidadania; e promover a criação de uma plataforma que articule os projectos de Responsabilidade Social das várias empresas com as necessidades da população angolana.