Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza 2018 celebrada em Luanda

© UNDP Angola

Luanda, 16 de Outubro de 2018. O tema deste ano para o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza, “Juntos com aqueles que se encontram para trás para construir um mundo inclusivo de respeito universal aos direitos humanos e dignidade”, celebra o 70º aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Neste contexto, o Escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola observará o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza 2018, em coordenação com a Universidade Católica de Angola (UCAN), cujo evento terá lugar hoje no auditório da UCAN às 15h00.

No âmbito da celebração da efémeride, Sua Excelência, o Senhor Secretário de Estado para o Planeamento do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), Dr. Manuel Neto da Costa fará a apresentação da Estratégia do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2012 para o combate à pobreza multidimensional e contará com as Palavras de boas vindas do Vice-Reitor da Universidade Católica de Angola (UCAN), Padre Doutor Jerónimo Cahinga, bem como uma mensagem do Director do PNUD em Angola, Sr. Henrik Fredborg Larsen. Constam ainda da Agenda, a apresentação do Índice de Pobreza Multidimensional global 2018, pelo Sr. Lorenzo Mancini, Economista do PNUD e da temática sobre a Urgência da erradicação da pobreza multidimensional para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo, Sr. Precioso Domingos, Professor Dr. Universidade Católica de Angola (UCAN).

O IPM inclui três dimensões essenciais da pobreza multidimensional: 1) Saúde; 2) Educação; e 3) Condições de vida. Cada dimensão é avaliada usando indicadores que podem ser identificados e quantificados, para determinar diferentes privações que sofrem os seres humanos. Os indicadores estão vinculados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O relatório do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) global de 2018 mostra que cerca de 1,3 mil milhões de pessoas no mundo vivem em pobreza multidimensional, o que representa o 23,3% da população total analisada no estudo (5,7 mil milhões). A pobreza multidimensional afeta todos os países, mas em particular a Ásia do Sul e a África Subsaariana. Estas duas regiões representam o 83% dos pobres multidimensionais no mundo, sendo 1,1 mil milhões de pessoas em total. Durante o evento serão apresentados também os indicadores de pobreza multidimensional de Angola.

Leia na íntegra, a intervenção proferida pelo Director do PNUD em Angola, Sr. Henrik Fredborg Larsen

Ficha Técnica sobre o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) global 2018 

Apresentação sobre ĺndice de Pobreza Multidimensional: Visão Global 2018, Sr. Lorenzo Mancini