PNUD e Universidade Mandume ya Ndemufayo assinam Memorando de Entendimento

UNDP Angola

Lubango, 15 de Novembro de 2018. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola assinou um Memorando de Entendimento (MdE), com a Universidade Mandume ya Ndemufayo no dia 15 de Novembro de 2018. O Memorando visa proporcionar um quadro para reforçar a cooperação em áreas de interesse mútuo, para promover a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nas áreas de erradicação da pobreza, governação, resiliência e género, entre outras.

Durante o acto da assinatura, no salão nobre da Universidade Mandume ya Ndemufayo, o Director do PNUD, Henrik Fredborg Larsen, salientou que as universidades têm um papel fundamental para apoiar o país para aprofundar o desenvolvimento de Angola e promover a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os ODS. O Director do PNUD destacou também o objectivo de reforço das capacidades e competências profissionais através de oportunidades de pós-graduação e de estágios profissionais não remunerados no PNUD para os estudantes.

O Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Professor Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, afirmou que o Memorando permite “reforçar a cooperação entre as duas partes para contribuir juntos para contribuir ao desenvolvimento socioeconómico, cultural e científico do País”.

No acto de assinatura participaram também os Vice-Reitores e os Directores de diferentes Faculdades da Universidade Mandume ya Ndemufayo, incluindo o Instituto Superior Politécnico da Huíla, assim como representantes do Governo Provincial da Huíla e do PNUD.

Recorde-se que o PNUD trabalha com parceiros em vários países para promover, entre outros desideratos, a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades, a promoção do desenvolvimento humano, a resiliência das comunidades, a boa governação e a igualdade de género.