Juventude Angolana é comprometida com a construção de uma Cultura de Paz

--- Image caption ---

Luanda, 08 de Novembro de 2018 – “Paz, Unidade e Diálogo, prioridade para a Juventude Angolana” é o lema da conferência nacional realizada pela juventude Angolana para a promoção de uma cultura de paz, sob uma iniciativa  do Conselho Nacional da Juventude, em colaboração com o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que decorre em Luanda nos dias 8 e 9 do corrente mês.

A cerimónia de abertura da conferência foi presidida pela Secretária de Estado para Juventude, Dra. Guilhermina Fundanga Alcaim, em representação da Ministra da Juventude e Desportos, o Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Dr. António Tingão Mateus, o Coordenador Residente das Nações Unidas e Representante Residente do PNUD, Dr. Pier Paolo Balladelli, e a Presidente da Liga PanAfricana da Juventude, Dra. Francin Mayumba.

A Conferência tem como resultado almejado o lançamento do projecto “Os 300 Jovens Promotores da PAZ” e a constituição de uma ‘Plataforma de Jovens Promotores da Cultura de Paz’. Esses resultados serão baseados na abordagem dos desafios enfrentados pela juventude e nas políticas nacional para juventude consoante o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022 bem como os diferentes outros programas existentes no país.  

Conforme frisou Paolo Balladelli, Coordenador Residente das Nações Unidas e Representante Residente do PNUD em Angola, durante o seu discurso de abertura, que “Uma quinta parte dos jovens no mundo hoje está desempregada. Em Angola, 31% dos jovens não são escolarizados entre os 20 e 24 anos e não tem trabalho. Neste sentido, a profissionalização dos jovens e a sua entrada no mercado de trabalho e a sua participação activa em todos os diálogos permitirá materializar o seu potencial para a construção de um mundo mais pacífico, sustentável e próspero para todos e atingir as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Precisamos que os jovens construam a sua liderança baseada em soluções para os conflitos, bem como assegurar a paz”.

Ainda na sua intervenção, Paolo Balladelli sublinhou que no mês de Setembro deste ano o Secretário-geral das Nações Unidas lançou uma nova estratégia para jovens, baseada em cinco eixos: 1) Engajamento, participação e advocacia; 2) Acesso de qualidade dos jovens à educação, saúde, habitação e outros serviços sociais; 3) Enquadramento económico através do acesso a trabalho decente; 4) Jovens e direitos humanos; e 5) Construção da paz e da resiliência.

São também propósitos da conferência reforçar o empoderamento da juventude e a sua participação nos esforços nacionais para a construção da paz, da democracia e do desenvolvimento sustentável.

Participam na Conferência, 400 delegados, incluindo Líderes e Jovens das Associações Juvenis Nacionais Membros do CNJ, Representantes Provinciais e Autoridades Tradicionais,  Representantes dos Departamentos Ministeriais, Representantes dos Partidos Políticos, Parceiros das Nacoes Unidas entre outros convidados.

Discurso proferido pelo Coordenador Residente da ONU e Representante Residente do PNUD em Angola, Paolo Balladelli