Guterres alerta sobre alto custo humano dos desastres

Secretário-geral da ONU visita Barbuda, no Caribe, em 2017, by ONU/Rick Bajornas

Em mensagem para Dia Internacional de Redução de Desastres,  chefe da ONU lembra o terramoto e tsunami que atingiram a Indonésia recentemente;  este ano foco é na  redução das perdas económicas dos desastres em relação ao PIB global até 2030.

A cada 13 de outubro o mundo celebra o Dia Internacional de Redução de Desastres. A data foi proclamada em 1989 pela Assembleia Geral, para promover uma cultura global de conscientização sobre os riscos e a importância da redução de desastres.

Em mensagem,  o secretário-geral António Guterres lembrou que este ano o dia  ocorre logo após “o terramoto e tsunami devastadores na Indonésia terem mostrado mais uma vez a urgência da resiliência e consciência de risco.”

Custos

Guterres disse que “os desastres têm alto custo humano”.

De acordo com as Nações Unidas, todos os anos, catástrofes naturais causam um prejuízo global de cerca de US$ 520 bilhões, deslocando milhões de pessoas e levando muitas à pobreza.

O tema do Dia Internacional de Redução de Desastres este ano foca na redução das perdas económicas em relação ao PIB global, até 2030. Um relatório da ONU aponta que nem todos os países relatam perdas económicas constantes em desastres.

Prevenção

O secretário-geral ressaltou que o objetivo é  chamar a atenção para a necessidade de “os Estados-membros melhorarem a recolha de dados sobre desastres, incluindo a contabilidade abrangente das perdas económicas.” Para Guterres, isso é crucial para o progresso na prevenção de crises.

Como exemplo, o chefe da ONU disse que “uma melhor compreensão das perdas económicas causadas por eventos climáticos extremos pode ajudar a gerar uma acção maior sobre as mudanças climáticas e aumentar a ambição de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.”

Para Guterres, a redução das “perdas económicas dos desastres tem o poder de transformar vidas e contribuir para a erradicação da pobreza.”

Fonte: https://news.un.org/pt