“Vamos fortalecer os esforços de combate à corrupção para acelerar a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável para todos, em todos os lugares” Achim Steiner, Administrador do PNUD.

UNDP

9 de Dezembro de 2018

A seguir, alguns destaques da mensagem vídeo proferida pelo Administrador do PNUD:

“Apesar dos progressos na última década, a corrupção continua a ser um desafio complexo de desenvolvimento. Estimativas mostram que, anualmente, o mundo em desenvolvimento perde mais de 1 trilhão USD em fluxos financeiros ilícitos. As quantidades de saídas ilícitas que movimentam de países anualmente são muito superiores aos valores fornecidos na assistência oficial ao desenvolvimento. Para cada 1USD recebido na assistência oficial ao desenvolvimento, estima-se que 10 USD circulam ilicitamente no exterior. Empresas e indivíduos também pagam cerca de 1,5 trilhão USD em subornos anualmente. Esse montante é mais do que os 10 trilhões USD estimados necessários para acabar com a pobreza até 2030. ”

“É claro que a corrupção impede o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões - económica, social e ambiental; e impacta pessoas, prosperidade, parcerias, paz e nosso planeta. No entanto, com um forte foco no combate à corrupção, podemos construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas e transformar a vida de todas as pessoas ”.

“A Agenda 2030 reúne a luta contra a corrupção e a agenda de desenvolvimento. O objectivo 16 e seus alvos não são apenas aspirações valiosas por si mesmos, mas também são condições importantes para alcançar toda a Agenda 2030. ”

Por favor, veja a Mensagem vídeo do Administrador do PNUD sobre o Dia Internacional Contra a Corrupção