UNDP

 

* Mensagem do Administrador do PNUD, Achim Steiner.

Um bilhão de pessoas vivem com deficiência, o que as torna a maior minoria do mundo.

Implementada em 177 países, a histórica Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, de 2006, demonstra como os países podem se unir em torno de uma questão e mover-se rapidamente para a mudança.

O tema deste ano do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, "Empoderando pessoas com deficiência e assegurando a inclusão e a igualdade", toca no cerne do trabalho do PNUD para alcançar o desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável como parte da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

De fato, para concretizar a promessa da Agenda 2030 - e seu principal compromisso de não deixar ninguém para trás - é essencial que todas as pessoas, particularmente aquelas que enfrentam discriminação e exclusão, tenham acesso e voz, e possam participar igualmente de todos os aspectos da vida.

Para apoiar os governos e organizações a alcançarem esse objetivo, o PNUD lançou hoje uma nota de orientação sobre pessoas com deficiência, que destaca as maneiras práticas como estamos trabalhando em países de todo o mundo para apoiar a inclusão de pessoas com deficiência. Também estamos levando adiante uma série de iniciativas dentro do PNUD para ajudar a reduzir barreiras e promover um ambiente propício para o emprego e a colaboração mais próxima de pessoas com deficiência.

Neste dia, vamos nos comprometer a trabalhar em conjunto para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso e voz iguais na sociedade, e possam alcançar o seu maior potencial possível.

O trabalho do PNUD

O PNUD presta apoio à comissão eleitoral de Serra Leoa para garantir eleições que não sejam apenas tecnicamente sólidas e sustentáveis, mas também inclusivas - em particular para mulheres e pessoas com deficiência.

O PNUD Honduras está utilizando tecnologia de impressão 3D e realizando apoio vocacional para a reintegração socioeconômica de migrantes e vítimas de violência com deficiências. 

No Kuwait, o PNUD está trabalhando com parceiros nacionais na remoção de barreiras à inclusão social, econômica e educacional de pessoas com deficiência por meio do aumento do conhecimento técnico para a implementação do Design Universal e do uso de tecnologias facilitadoras.

Na Ucrânia, o PNUD e a ONG Fundação Dovira apoiaram o primeiro festival inclusivo "O Mundo pela Igualdade", em Mariupol. Festivais como esse são importantes não apenas porque promovem o envolvimento ativo de pessoas com deficiência na vida de sua comunidade, mas também porque encorajam cidadãos a pressionarem por uma sociedade mais inclusiva.

No Vietnã, o PNUD conduziu um estudo sobre estigma e discriminação contra pessoas com deficiências para apoiar relatos baseados em evidências e para monitorar a implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoa com Deficiência.

Na Albânia, o PNUD, em parceria com o "Innovation Labs Albania", melhorou as indicações de acesso a cadeiras de rodas no OpenStreetMap, ajudando pessoas com deficiência na cidade turística de Pogradec a entender os níveis de acessibilidade.

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Angola 
Ir a PNUD Global

A

A ex-República jugoslava da Macedônia Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Suazilândia Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue