Semana Global dos ODS 2017: Acelerar a acção sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

Sep 16, 2017

A Semana Global dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS) de 2017, será realizada de 16 a 23 de Setembro, com eventos e actividades ocorrendo em Nova Yorque e em todo o mundo, todos os quais estarão conectados em conversas de redes sociais usando a hashtag comum #GlobalGoals. A Semana dos Objectivos Globais foi originalmente testada no ano passado, organizada pelos  parceiros Project Everyone, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Fundação das Nações Unidas.

Este ano, mais de uma dúzia de novos parceiros se juntaram ao esforço, incluindo a Fundação Bill e Melinda Gates, Fórum Económico Mundial, Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável, Fundação Skoll, Concordia, Pacote Global da ONU e outras Agências e departamentos das Nações Unidas, posicionando a semana como uma plataforma forte para acções colectivas em apoio aos ODS, maximizando o impacto de uma variedade de eventos, eventos públicos e digitais que são todos projectados para aumentar a conscientização e estimular o progresso na consecução dos objectivos globais.

Os eventos da Semana Global dos ODS incluem:

 Cerimónia de premiação do prêmio Hult na sede da ONU (data a ser anunciada);

 The Social Good Summit, 17 de Setembro;

  SDG Media Zone, 18-22 de Setembro;

 Cúpula de soluções na sede da ONU;

  Fórum do sector privado das Nações Unidas, 18 de Setembro;

 Global Citizen LIVE !, 18 de Setembro;

 Cerimónia de abertura da Semana do Clima, 18 de Setembro;

  Cimeira Anual Concordia, 18 a 19 de Setembro;

  Cúpula de Impacto do Desenvolvimento Sustentável do Fórum Econômico Mundial, 18-19 de Setembro;

  Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, 18-19 de Setembro;

  Global Citizen Movement Makers, 19 de Setembro;

  Prêmio de prémios globais, 19 de Setembro;

 Bill and Melinda Gates Foundation, Goleiros, 20 de Setembro;

 TED Global NYC, 20 de Setembro;

  Cimeira dos Líderes do Pacto Global das Nações Unidas, 21 de Setembro;

 Nós, o futuro, 21 de Setembro;

 Festival do Cidadão Global, 23 de Setembro;

Para uma programação completa, visite o site: globalgoalsweek.org. A lista dos eventos será actualizada à medida que novos eventos estiverem online.

Amina J. Mohammed, Secretária-Geral Adjunta da ONU, salientou que: "O progresso nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, o plano ambicioso adoptado pelos líderes mundiais em 2015, é uma promessa para pessoas e planeta, que requer acção concertada em todos os sectores. A visão da Semana Global dos ODS é garantir uma atenção e um impulso contínuos para os ODS nos níveis mais altos e para inspirar parcerias e colaboração únicas em todos os sectores. Esses eventos ajudarão a estimular parcerias e sua acção no apoio ao alcance dos ODS no terreno ".

Richard Curtis, Writer, Campaigner e Project Everyone Founder, disse: "Temos menos de 5.000 dias para atingir os Objectivos Globais - e isso não pode ser feito a menos que continuemos a pressionar os líderes mundiais a cumprir suas promessas e a inspirar as pessoas em todo o mundo para agir. Todas as actividades durante a UNGA, é de  lembrar aos líderes das suas promessas, dinamizar a excelente geração de activistas de hoje e colocar a visão optimista e prática a longo prazo dos Objectivos em destaque - o plano definitivo para acabar com a extrema pobreza, combater a injustiça e a desigualdade e mitigar as mudanças climáticas."

Achim Steiner, administrador do PNUD, frisou que: "A Semana Global dos ODS é uma oportunidade tanto para celebrar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável quanto para os progressos realizados até o momento para alcançá-los, além de olhar para o futuro e todo o trabalho que ainda precisa ser feito. O PNUD está pronto para continuar esse trabalho nesta agenda tão ambiciosa, mas realizável ".

Segundo, Kathy Calvin, presidente e CEO da Fundação da ONU: "Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável apresentam uma visão ousada para um futuro melhor e um desafio para acções colectivas para atingir os objectivos. A Semana Global dos ODS é uma resposta a esse desafio - criando oportunidades para que os parceiros trabalhem juntos para impulsionar a mudança ".

Para obter mais informações, incluindo como participar na Semana Global dos ODS, visite o site: globalgoalsweek.org. Para participar da conversa das redes sociais, use a hashtag #GlobalGoals.

 

Sobre o Projeto “Everyone”

O Projeto “Everyone”procura colocar o poder de grandes comunicações por trás dos Objectivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável, acelerando a criação de um mundo mais justo até 2030, onde a pobreza extrema foi erradicada, as mudanças climáticas são adequadamente abordadas e a injustiça e a desigualdade são inaceitáveis.

Sua missão é garantir que todos no planeta saibam o que são os Objectivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável, para que eles tenham a maior chance de serem alcançados. O pressuposto no cerne deste projecto é que, se as pessoas conhecerem os objectivos, podem responsabilizar seus Governos, empresas, instituições locais e internacionais.

 

Sobre o PNUD

O PNUD se associa com as pessoas de todos os níveis da sociedade para ajudar a construir países capazes de resistir a crises e impulsionar e sustentar o tipo de crescimento que melhora a qualidade de vida para todos.

No terreno em quase 170 países e territórios, oferecemos perspectiva global e visão local para ajudar a fortalecer vidas e construir nações resilientes.

Saiba mais em: www.undp.org

 

Sobre a Fundação das Nações Unidas

A Fundação das Nações Unidas criou parcerias público-privadas para enfrentar os problemas mais prementes do mundo e amplia o apoio às Nações Unidas através de advocacia e divulgação pública. Através de campanhas e iniciativas inovadoras, a Fundação liga pessoas, ideias e recursos para ajudar a ONU a resolver problemas globais. A Fundação foi criada em 1998 como uma instituição de caridade pública dos EUA pelo empresário e filantrópico Ted Turner e agora é apoiada por doadores filantrópicos, corporativos, governamentais e individuais.

Saiba mais em: www.unfoundation.org

 

Contact information

Saiba mais em: http://globalgoalsweek.org