MENSAGEM DO SECRETÁRIO -GERAL PARA O DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO

Jul 11, 2016

11 de Julho de 2016, Sob o tema: ” Investir nas Adolescentes”

A comunidade internacional se comprometeu com uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, construída sobre os princípios da igualdade e dos direitos humanos. Um objectivo central dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) é não deixar ninguém para trás.

Apesar das conquistas significativas para reduzir a pobreza e melhorar as oportunidades e o bem-estar de muitas pessoas em todo o mundo, centenas de milhões permanecem desesperadas por uma chance de ter um futuro melhor. Entre as pessoas menos alcançadas por iniciativas de desenvolvimento anteriores estão as meninas, particularmente aquelas nos seus anos de formação na adolescência.

Quando as meninas deveriam estar na escola e imaginando as possibilidades à frente, muitas são impedidas de perseguir suas ambições por conta das barreiras socio-culturais. Enquanto as opções e oportunidades para os meninos tendem a aumentar quando eles se tornam adolescentes, as das meninas frequentemente diminuem. Metade dos ataques sexuais no mundo é cometida contra meninas com 15 anos ou menos. Nos países em desenvolvimento, uma em cada três meninas se casa ao chegar aos 18 anos. E meninas adolescentes são menos propensas a iniciar ou terminar o ensino secundário.

Rectificar essas desigualdades é crítico para o sucesso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. É por isso que ela inclui a meta de atingir a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e meninas.

Neste Dia Mundial da População, peço a todos os governos, empresas e sociedade civil que apoiem e invistam nas meninas adolescentes. Todo mundo merece os benefícios do crescimento económico e do progresso social. Vamos trabalhar juntos para garantir uma vida de segurança, dignidade e oportunidades para todas e todos.

Contact information

Click / tap here to add contact info